Conteúdos > Notícias

Terceira Reunião de Diretoria traz pauta de melhorias para o segmento florestal de Mato Grosso

Publicado em 04 de Maio de 2022
O Cipem realizou em sua sede e da Fiemt, em 27 de abril, a Terceira Reunião de Diretoria de 2022. Organizada de forma mensal, a agenda tem por finalidade promover a discussão em torno dos principais assuntos que permeiam o setor de base florestal do Estado de Mato Grosso.

Dentre as pautas discutidas, destacam-se: o desenvolvimento do Estudo de Manejo Florestal Sustentável do Ipê, a elaboração do Plano de Ação destinado ao gabinete de Estado, os encaminhamentos de agendas com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema/MT, dentre outros.

A priori, Rafael Mason, presidente do Cipem explanou o progresso do Estudo Científico do Ipê, o qual é conduzido pela renomada Instituição de Pesquisa Embrapa Florestas Colombo, desde 2019 e tem por objetivo fornecer informações atualizadas dos estoques florestais.

 “O levantamento de dados, uma das etapas mais complexas do Estudo foi finalizada. Este é, sem dúvidas, um momento decisivo, pois em breve todos poderão testemunhar mais um espectro do desempenho destacável do setor florestal no que tange a manutenção da floresta em pé, por meio do Manejo Florestal”, disse.

Além disso, visando a contínua busca pelo fortalecimento do Segmento, Mason fomentou um produtivo debate com relação a determinados tópicos que perpassam cotidianamente as atividades de base florestal. “Nosso intuito é o de propor um Plano de Ação com sugestões de medidas sólidas para agregar melhorias à gestão florestal do estado”, explicou o dirigente.

Nesse sentido, a exemplo do item, o qual se encontra transcrito abaixo, os presidentes e representantes do Cipem e dos sindicatos associados propuseram diversas medidas que atuam sob diferentes focos, de modo a atender as necessidades do setor florestal em médio e longo prazos.

A realização de manutenção preventiva periodicamente e corretiva nas estradas não pavimentadas para assegurar o escoamento dos produtos florestais, principalmente nas rodovias MT-198; MT-206; MT-208, MT-313, MT-160 (trecho de São José do Rio Claro até divisa de Juara), MT-174 e MT-183.

Com relação aos encaminhamentos de agenda com a Sema/MT para tratar da implantação do Sisflora 2.0, Valdinei Bento dos Santos, diretor-executivo do Cipem informou que o Grupo de Trabalho constituído pelo Ibama e Sema/MT está sanando questões relacionadas com a fase de testes, a fim de eliminar eventuais erros na operacionalização do novo Sistema.

Ao final da agenda, foi dedicado espaço para as principais reivindicações dos Sindicatos e para a prestação de contas.

Texto por: Giovana Giraldelli, da Assessoria.