Conteúdos > Notícias

Sexta Reunião de Diretoria discute Processo de Exportação de madeira via Porto Seco, livro “Um dia de Floresta” e o Projeto “Valores Enraizados”

Publicado em 05 de Setembro de 2022
Realizada no final de agosto, a Sexta Reunião de Diretoria do CIPEM debateu temas pertinentes como o Processo de Exportação via Porto Seco de Cuiabá, o Projeto Valores Enraizados e a publicação do livro infanto-juvenil “Um dia de Floresta: o magnífico manejo florestal”.

Com o objetivo de atender a demanda existente por alternativas de armazenamento e transporte de madeiras, segue em análise e tramitação no Ibama o canal “Porto Seco” em integração com a via ferroviária por meio da Rumo Logística, em Rondonópolis.

Rafael Mason, presidente do CIPEM comunicou que segue em estudo um projeto piloto cuja exportação destina-se ao Porto de Santos (SP) e que a demanda está sendo acompanhada com bastante afinco.

“O principal objetivo é conferir agilidade e segurança aos processos. Ao passar pelo Porto, a madeira poderá ser vistoriada pelo Ibama e a Receita Federal e, em seguida, liberada diretamente para as empresas e estufarias”, explicou Mason.

O coordenador do Observatório da Indústria (FIEMT) Pedro Máximo conduziu breve apresentação do projeto desenvolvido em parceria com a Page (organização da ONU voltada para a economia verde) – Valores Enraizados:  indústria verde e o futuro de Mato Grosso.

Cerca de 238 empresários florestais foram ouvidos, o que corroborou para a complexa análise de diversos eixos, com ênfase: a) na revisão da indústria florestal e suas cadeias de valor e b) na avaliação do potencial em agregação de valor na indústria florestal com foco em modelos de economia verde.

De acordo com o Sr. Máximo, pretende-se, neste ano, realizar um evento para explanação dos principais resultados obtidos, de modo a destacar as principais oportunidades relacionadas à Madeira Laminada Colada (MLC), Crédito de Carbono e o tripé “ESG”.

Para Mason, a iniciativa consiste em uma importante oportunidade de crescimento do setor, uma vez que deverá proporcionar maior aproximação entre os empresários florestais, parceiros, investidores e stakeholders.

Além disso, a Profª Mariana Peres, engenheira florestal e autora do livro “Um dia de Floresta – o magnífico manejo florestal”, participou da agenda e explanou sobre a série literária tem como proposta promover ampla discussão em torno dos benefícios proporcionados pelo manejo florestal sustentável no contexto escolar.

“Por meio do apoio técnico e financeiro do CIPEM, nosso objetivo é o de romper com antigos e errôneos paradigmas relacionados com a exploração legal e sustentável de madeira”, esclareceu o presidente do CIPEM.

Ao final da agenda, foi realizada a prestação de contas e concedido espaço para as principais reivindicações dos sindicatos associados.

Por: Giovana Giradelli, da Assessoria