Conteúdos > Notícias

Segunda etapa do circuito de palestras sobre Saúde e Segurança no Trabalho com foco no setor florestal é realizado na sede do Sindusmad

Publicado em 03 de Agosto de 2022
A ação também será realizada nos municípios de Alta Floresta (03.08), Juara (04.08) e Juína (05.08)

Na noite de ontem, 2 de agosto, empresários do setor de base florestal, colaboradores e profissionais da área de Segurança do trabalho participaram da palestra “Saúde e Segurança no Trabalho”, com o objetivo de buscar orientação para promover melhorias nas empresas e desta forma estar em conformidade com as Normas Regulamentadoras do trabalho.

O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi MT, Marcio Alves, explicou que o Ministério do Trabalho vai desencadear uma fiscalização setorial, onde vai pontuar o comprimento das normas regulamentadoras do trabalho. Em âmbito nacional, a região Sul foi o principal foco, onde houve maior contabilização de acidentes. “No entanto, como é um setor, em cadeia nacional, eles não vão fazer a fiscalização somente no Sul, vão fazer no Brasil como um todo. O Ministério do Trabalho chamou o SESI para apoiar na orientação, e o nosso papel é mostrar para as indústrias quais são esses pontos de melhoria, o que é preciso regularizar e tratar para que não tenha nenhum prejuízo junto ao Ministério do Trabalho”, reforçou.

Segundo Márcio Alves, além da palestra orientativa, a parceria entre as instituições juntamente com a Fiemt e Sesi vai proporcionar um diagnóstico individualizado de cada empresa associada. “O Sesi em parceria com a FIEMT vai subsidiar gratuitamente para os associados do Sindusmad um diagnóstico que vai apontar quais são as normas regulamentadoras que a indústria já está cumprindo e qual ela precisa melhorar que ainda não está adequada. Vamos fazer um diagnóstico, um raio-x de todas as normas regulamentadoras para que a empresa saiba quais os pontos de melhorias que precisam ajustar”, garantiu.

Para o palestrante, o engenheiro em Segurança do Trabalho Paulo Camacho, a recomendação para as empresas é fazer um planejamento e estabelecer um plano de ação.  “Para se preparar para esta fiscalização, é preciso primeiro implementar um gerenciamento de riscos ocupacionais e verificar quais as adequações e começar gradativamente. A recomendação é que faça progressivamente conforme o programa de gestão já elaborado. Numa empresa que tem muitas coisas para serem corrigidas, sugerimos que o empresário implemente as ações conforme suas condições, mas que dê prioridade aos perigos e níveis de riscos mais altos no ambiente de trabalho”, sugeriu.

O ergonomista do Sesi Antonio Carlos também palestrou e enfatizou que o cumprimento das normas visa a preocupação com a saúde do trabalhador. “Quando tenho um ambiente saudável, o trabalhador trabalha satisfeito, pois ele é muito mais produtivo. O foco da empresa é a garantia da saúde para que o trabalhador tenha um ambiente saudável e seguro e que produza com melhor qualidade e produtividade”, pontuou.

A empresária de Marcelândia Liane Kotovicz, achou positiva a ação, pois contribui para alertar o empresário a averiguar se as mudanças na legislação estão implementadas dentro da empresa. “Eu achei muito válida, porque houve essas mudanças e umas implementações. A informação de orientação é muito boa porque tem tempo para se programar, abre os olhos do empresário, para voltar na empresa e ver se em todos os aspectos estamos cumprindo ou se precisa melhorar”, informou.

O presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis destacou a importância desta ação conjunta que fortalece ainda mais o setor de base florestal. “O associado está preocupado em realmente cumprir as adequações dentro das empresas, tanto que tivemos a casa cheia. Os profissionais do Sesi, vieram palestrar e apresentar essas informações importantes. Essa ação, em conjunto com a federação, SESI, CIPEM e o sindicato, além da palestra orientativa, vai promover o diagnóstico dentro da indústria. Isso vai fortalecer ainda mais o setor, mas vai promover ainda mais segurança para nossos colaboradores”, salientou.

O evento foi promovido pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Serviço Social da Indústria (Sesi), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), em parceria com os sindicatos do setor de base florestal. Em Sinop, o evento foi realizado no auditório do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmad).

A ação também será realizada nos municípios de Alta Floresta (03.08), Juara (04.08) e Juína (05.08).

Fonte: Sindusmad
 

Foto: Sindusmad