Conteúdos > Notícias

Quarta Reunião de Diretoria do Cipem informa sobre 3ª Edição do “Dia na Floresta” e lançamento de plataforma com dados do setor

Publicado em 02 de Junho de 2022
Realizada na sede do Cipem e da Fiemt, a Quarta Reunião de Diretoria de 2022 propôs um debate em torno de assuntos pertinentes ao setor de base florestal. Dentre esses, destacam-se: a 3ª edição do Dia na Floresta e o lançamento do software “Lapex Mad”.

Um dos mais notórios e tradicionais eventos do segmento florestal, o Dia na Floresta, terá em breve sua terceira edição, programada para ocorrer em 14 de julho. A informação foi anunciada por Rafael Mason, presidente do Cipem.

Nas edições de 2018 e 2019, representantes do Legislativo, Executivo e Judiciário puderam acompanhar como ocorre a escolha da madeira para o corte, os trabalhos de medição e de colheita, os quais, por sua vez, corroboram para a conservação dos mecanismos de sustentação da floresta e com o aproveitamento máximo da matéria-prima. O dirigente explicou que a proposta da nova edição é “ampliar a programação, de modo a incluir a exposição da industrialização da madeira, bem como todos os procedimentos empregados até o momento de embarque para o consumidor”.

Outra pauta debatida tratou do software desenvolvido a partir de uma parceria firmada entre o Cipem, o Sindusmad e a Unemat cuja finalidade é a de fornecer à comunidade interna e externa, dados técnicos do setor, convergentes com o constante na base da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema/MT. As informações disponibilizadas na plataforma são oriundas de um trabalho de coleta, análise e organização desempenhado por uma equipe multidisciplinar composta por professores, acadêmicos e bolsistas da Unemat em conjunto com a equipe técnica do Cipem e do Sindusmad.

Dessa forma, encontra-se disponível para consulta pública dados relativos ao período compreendido entre 2014 e 2019 e, em breve, concluída a manutenção, o usuário do Lapex Mad também poderá acessar os dados de 2020, 2021 e 2022.

Ao final da agenda, dedicou-se espaço para as principais reivindicações dos Sindicatos e os assuntos gerais.

Dia na Floresta

O Dia na Floresta é uma realização do Cipem em parceria com a Sema/MT, o Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Ibama, Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH), Sindicatos associados, dentre outros parceiros, em que, representantes dos Três Poderes são convidados a visitar uma área manejada e apresentados às atividades ali desenvolvidas, de modo que possam constatar a sustentabilidade dos procedimentos empregados e contribuir no combate à desinformação.

Texto por Giovana Giraldelli, da Assessoria.