Conteúdos > Notícias

Indústrias de base florestal de Mato Grosso fomentam o setor em eventos no Rio de Janeiro

Publicado em 12 de Março de 2024
Por: Assessoria Cipem

Com uma produção anual de 7 milhões de metros cúbicos de madeira de 46 espécies arbóreas colhidas em áreas de Manejo Florestal Sustentável (MFS), o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) participa nesta semana de uma série de eventos no Rio de Janeiro (RJ) visando ampliar e fortalecer o mercado interno.

Na sexta-feira, 15, o Cipem promove, juntamente com o Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), a 2ª edição do evento “Madeira Sustentável: o futuro do mercado”. O encontro será realizado no Hotel Grand Hyatt, na Barra da Tijuca, reunindo integrantes de todas as cadeias produtivas da madeira, especialmente do Manejo Florestal Sustentável (MFS). Estarão presentes varejistas, engenheiros, arquitetos, profissionais de design de interior e de móveis, fabricantes de carrocerias e demais interessados em conhecer os produtos madeireiros de Mato Grosso.

Além de agentes do mercado consumidor, estarão no evento representantes da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Na última segunda-feira, 11, o presidente do Cipem, Ednei Blasius, também participou da 2ª Assembleia Geral da Associação do Comércio e Indústria dos Madeireiros do Estado do Rio de Janeiro (Acimderj). Na ocasião, Blasius destacou o potencial do setor florestal de Mato Grosso e a importância do associativismo para o fortalecimento da atividade florestal. O Cipem congrega 8 sindicatos de base florestal em Mato Grosso, onde são conservados 4,7 milhões de hectares em áreas de Manejo Florestal Sustentável (MFS) com potencial de expansão para 6 milhões (ha). 

 “Demonstramos aos associados da Acimderj o potencial e organização das indústrias de base florestal, que têm potencial para fornecer produtos sustentáveis, com controle e rastreabilidade”, destacou Blasius. Ao todo, cerca de 1,2 mil empresas mantém atividades atreladas à produção, industrialização e comercialização de madeira em Mato Grosso.

Presidente da Acimderj, Wadson Werly, enalteceu o encontro dos empresários fluminenses com o presidente do Cipem. “Pedimos essa atenção com o mercado interno. Nossos associados receberam informações relevantes, foi uma troca de conhecimento importante com uma organização forte no Estado (de Mato Grosso)”.