Conteúdos > Notícias

Empreendimentos florestais de MT são destaques da 20ª edição do Prêmio Referência

Desde 2002, a premiação nacional avalia e premia as empresas do setor florestal que obtiveram melhor desempenho em critérios como inovação e sustentabilidade

Publicado em 30 de Novembro de 2022
Durante a noite de ontem, 29 de novembro, no município de Curitiba – PR, a Jota Editora promoveu a vigésima edição do Prêmio Referência.

Há duas décadas, a premiação foi fundada com o intuito de prestigiar as boas práticas desenvolvidas pelo setor florestal em todo o país.

Após minuciosa avaliação do desempenho dos indicados, sob os critérios “aplicação financeira”, “sustentabilidade”, “inovação e pesquisa”, três empreendimentos florestais do Estado de Mato Grosso, Grupo Paludo, A.C. Henriques e B2 Madeiras, foram anunciados como alguns dos vencedores da edição especial do Prêmio Referência de 2022.

Associados, respectivamente, ao Sindusmad (Grupo Paludo e A.C. Henriques) e ao Simenorte (B2 Madeiras), ambos os sindicatos compõem o CIPEM. 

De acordo com Ednei Blasius, vice-presidente do Simenorte, empresário florestal e sócio da B2 Madeiras, um dos principais focos do empreendimento premiado consistiu nas discussões, estudos e medidas de fomento ao melhor aproveitamento da matéria-prima, cuja a finalidade é de maximizar o rendimento na produção por meio de melhorias no processo de desdobro da matéria prima em produto final serrado.

Desta forma, a empresa consegue reduzir desperdícios, maximizar a produção e recompensar os funcionários pela competência evidenciada.

Reiterando a relevância do evento, Diogo Paludo, sócio proprietário do Grupo Paludo, explicou que a premiação contribui para dar maior visibilidade aos esforços dos empreendimentos florestais, divulgando as boas práticas que fortalecem o manejo florestal, com foco na sustentabilidade e credibilidade.

O prêmio também estimula outras empresas a buscar a melhoria contínua de seus processos para concorrerem nos próximos anos.

Questionado a respeito da contribuição do CIPEM e os sindicatos no fortalecimento da atividade em Mato Grosso, Antonio Carlos Henriques, sócio proprietário dos empreendimentos A.C. Henriques, apontou que considera de suma importância o apoio técnico e comercial ofertado pelo Cipem e Sindusmad.

 “É por meio deste apoio que ocorre a organização do setor de base florestal mato-grossense e o fortalecimento no atendimento das demandas, sendo esse um pilar essencial para os avanços do Segmento”, explicou Antonio.

A agenda, que também foi transmitida ao vivo no Youtube, contou com a participação do presidente do Cipem Rafael Mason, dentre outros painelistas.

Na oportunidade, Mason abordou os esforços do Estado de Mato Grosso no que tange a evolução a gestão florestal ao implementar melhorias na segurança e transparência da produção e comercialização dos produtos florestais advindas com o Sistema Sisflora 2.0, além das perspectivas do mercado consumidor de madeira tropical diante do novo cenário político brasileiro. 

Para o presidente do CIPEM, é importante apoiar discussões que promovam o crescimento e sobretudo, as que resultem em reconhecimento de esforços, como ocorre com o evento de premiação da renomada Revista Referência, ao “possibilitar a troca de conhecimento e de experiência em torno de oportunidades de negócios, bem como debater os cenários desafiadores enfrentados pelo setor florestal”.  

O CIPEM valoriza a ampla discussão em torno do setor produtivo da base florestal, bem como o prestígio às empresas que obtiveram melhor desempenho sob os rígidos critérios preestabelecidos. Por esta razão, se orgulha em estar entre os apoiadores da edição especial.

Clique aqui e confira a transmissão do evento na íntegra

Texto por: Giovana Giraldelli, da Assessoria