Conteúdos > Notícias

CTF estuda sistemática para ampliar e otimizar atividades de monitoramento de Planos de Manejo Florestal Sustentável

Publicado em 15 de Dezembro de 2021
A Quinta Reunião Ordinária da Câmara Técnica Florestal (CTF) de 2021, última do ano, foi realizada em 14 de dezembro, na sede do Cipem e da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT).

Uma das principais pautas discutidas enfatizou a criação de uma sistemática para atender as análises dos Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), de modo a conciliar com as vistorias de acompanhamento em campo.

Diante da complexidade do assunto foi criada uma comissão temática específica, a CT - Calendário Florestal, visando determinar um meio de trabalho que não prejudique o bom andamento das entregas do órgão no que tange as análises, não prejudicar o desenvolvimento do estado, e ao mesmo tempo garantir a sustentabilidade da atividade pelos dados de vistorias e monitoramento.

Após discussões da CTF ficou evidente que a criação de um calendário fixo para análise e vistoria se mostrou inviável e inexequível, tanto por questões internas da própria Secretaria, quanto pelo prejuízo do desenvolvimento do trabalho dos analistas.

Apesar disso, os atores envolvidos seguem procurando alternativas de conciliar estas duas importantes tarefas, a exemplo do processo seletivo aberto pela Sema, que pretende aumentar a quantidade de técnicos, dentre outros setores, na Superintendência de Gestão Florestal (SUGF) a partir de 2022.

Além disso, objetiva-se otimizar a atividade de monitoramento por meio da análise de imagens de satélite da Plataforma Planet, de forma a possibilitar, também, a averiguação de compatibilidade entre o volume de produtos comercializados e o que foi efetivamente explorado pela análise da dinâmica do Manejo pelas imagens de alta resolução do Planet.

Consensualmente, os participantes frisaram a excelência das imagens disponibilizadas pelo satélite Planet, ferramenta auxiliar de perícia, pois confere agilidade e precisão às atividades de monitoramento.

Válido pontuar que, entretanto, sempre haverá a necessidade da efetuação da vistoria in loco.

Marcaram presença: Lilian Ferreira dos Santos – secretária adjunta da SALARH/Sema; Valdinei Bento dos Santos, diretor-executivo do Cipem; Bárbara Pimentel Ibanez, superintendente de Desenvolvimento do Cipem; Cibele Kotsubo Cunha Castro, secretária executiva da Arefloresta; Liana Vicuna N. Dos Santos, assessora especial II da superintendência de agronegócios da Sedec; Fernando Bittencourt, analista do IBAMA, Laura Garcia Venturi Rutz, analista de meio ambiente da Famato, Victor Carneiro Pereira da Fonseca, coordenador de recursos florestais da Sema; Renata Viviane da Silva, advogada representante da OAB/MT; Flávio Hoelscher da Silva, analista de meio ambiente da Sema e Benedito Carlos de Almeida, presidente da AMEF.

Texto por Giovana Giraldelli, da Assessoria.