Conteúdos > Notícias

CONAMA acata variação de 10% na medida final de cargas

Publicado em 11 de Julho de 2016
Jorge Viana e Valtenir Pereira reforçam pleito contra redução do aproveitamento da tora ao Ibama.

O deputado federal Valtenir Pereira, e o senador Jorge Viana, defenderam o setor de base florestal de Mato Grosso, em reunião que discutiu a proposta de emenda feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Os referi-dos órgãos, propuseram sem que houvesse uma ampla discussão do assunto, reduzir para 35%, o CRV – Coeficiente de Rendimento Volumétrico, no processo de desdobro da tora em madeira serrada para obtenção de produtos florestais que atualmente é aplicado em 45%.

Diante do exposto, o FNBF (Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal) e demais instituições como a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso – Cipem, manifestaram discordância da propositura. Sendo assim, o Ministério do Meio Ambiente – MMA de Brasília-DF, recebeu em 17/04, o setor de base florestal e os demais envolvidos no andamento do processo Conama, que dentre outras mudanças propõe a redução mencionada.

O Geraldo Bento, presidente do FNBF, explicou ainda que vários estudos de diversos Estados – realizados anteriormente – comprovaram que o rendimento é superior aos 45% atuais. “Elaboramos vídeo apresentando o processo de desdobro e o resultado da transformação onde ficou comprovado o rendimento médio de 60%.

Apesar da mobilização do setor para solicitar a retirada de pauta da plenária do Conama, a redução acabou sendo ratificada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Para minimizar o impacto da medida, foram apresentadas diversas sugestões de operacionalização para adequação a nova regra, dentre elas, o CRV- Médio por empresa.