Conteúdos > Notícias

Cipem marcará presença em exposição internacional com foco na madeira engenheirada

Publicado em 16 de Fevereiro de 2023
WOODLIFE SWEDEN

As soluções construtivas em madeira engenheirada, a exemplo da Madeira Laminada Colada (MLC), são cada vez mais visadas em decorrência do alto padrão de qualidade, sofisticação e inovação que fornecem, sendo assim, consideradas o futuro da construção civil e da arquitetura.

A eficiência da madeira é ainda mais notável quando comparamos com o consumo de energia no emprego de outros materiais convencionais, como o alumínio ou o concreto. Estima-se que o consumo de energia para a produção de revestimento de alumínio pode ser até cinco vezes maior em relação ao tapume de madeira.

Além disso, dados indicam que a produção de alumínio aumenta em oito vezes as emissões de poluentes do ar e 300 vezes o consumo de água em relação à produção de madeira – único recurso natural renovável com bastante ocorrência nas reservas florestais brasileiras e que, ainda, contribui com o sequestro de carbono atmosférico.

Com vista nisto, o setor produtivo florestal de Mato Grosso, representado pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), deverá comparecer na exposição internacional Woodlife Sweden, que terá como protagonista a madeira engenheirada.

A exposição internacional ocorrerá entre os dias 06 e 24 de março, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba – Paraná. De acordo com as informações divulgadas, os visitantes poderão conhecer cerca de 40 projetos construtivos em madeira engenheirada, de várias escalas, executados na Suécia.

O CIPEM busca sempre apoiar iniciativas que, como esta, fomenta a tecnologia da madeira e o desenvolvimento sustentável do setor produtivo. Desta maneira, a entidade organizará uma caravana com 11 empresários florestais do segmento da madeira e esquadrias do Estado de Mato Grosso para integrar a exposição.

Para o presidente do CIPEM, Rafael José Mason, um dos destaques atribuído à tecnologia da madeira engenheirada consiste na contribuição direta para a agenda ambiental e de regulação climática: “a madeira de origem nativa e legal é um recurso renovável e, que, após colhido, sob as diretrizes previstas em lei por meio do Manejo Florestal Sustentável (PMFS), possibilita a estocagem de gás carbônico (CO2) por tempo indeterminado, além de produzir menos resíduos e utilizar menos água durante o processo construtivo”, explicou Mason.

Uma das agendas principais da programação será o diálogo para estabelecimento de um mercado consolidado para a Construção em Madeira. Outro destaque consiste nos workshops e rodas de discussão que deverão ocorrer paralelamente à exposição, reunindo especialistas suecos, empresários, pesquisadores e arquitetos.

Woodlife Sweden será produzida pelo Instituto Sueco e Arquitetos da Suécia em colaboração com a Swedish Wood, o Swedish Wood Award e a Federação Sueca das Indústrias Florestais.

Texto por: Giovana Giraldelli, da Assessoria