Conteúdos > Notícias

CIPEM E SINDICATOS ASSOCIADOS INTEGRAM AÇÃO ESPECIAL SETORIAL COM FOCO NA INDÚSTRIA NACIONAL DA MADEIRA

Publicado em 14 de Fevereiro de 2023
O CIPEM – Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso, por meio de seus representantes técnicos, juntamente com os executivos dos oito sindicatos da base florestal de Mato Grosso, integrou a “Ação Especial Setorial na Indústria da Madeira”, agenda promovida pela Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (ENIT), instituição vinculada à Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), órgão do Ministério do Trabalho e Previdência.

O encontro telepresencial, transmitido pelo canal do ENIT, no Youtube, ocorreu na manhã de 9 de fevereiro, com o objetivo de apresentar o procedimento de auditoria-fiscal do trabalho, e de fornecer aos participantes e respectivos representantes dos empreendimentos madeireiros, orientações com relação ao cumprimento e regularização dos requisitos que constam na Notificação Especial Setorial.

De acordo com Rafael Mason, presidente do CIPEM, a saúde e segurança dos colaboradores consiste em uma demanda primordial para o setor produtivo e, por isto, “se faz essencial que um canal interinstitucional seja estabelecido, de modo que, periodicamente, exista espaço para o saneamento de eventuais dúvidas com relação a complexa legislação trabalhista e às Normas Regulamentadoras (NRs), e consequentemente, para a execução das adequações vigentes”.

No ano passado, a Coordenação Geral de Fiscalização em Segurança e Saúde no Trabalho (CGSST) iniciou a Ação Especial Setorial (AES), visando a prevenção de acidentes de trabalho no segmento por meio da regularização e proteção das máquinas e equipamentos presentes na indústria da madeira nacional.

Na ocasião, o Cipem, em parceria com a FIEMT e o SESI, organizou um circuito de palestras para os associados que compõem o Cipem, visando a realização de um diagnóstico das empresas, antecipando as ações de conscientização e atualização dos empreendimentos no que tange a temática Saúde e Segurança do Trabalho. Clique aqui e leia mais sobre a agenda.

Desse modo, as ações especiais setoriais representam modelo estratégico de atuação da Inspeção do Trabalho, com abordagem proativa, preventiva e saneadora, tendo por base o diálogo setorial e interinstitucional, para a prevenção de acidentes de trabalho, de doenças relacionadas ao trabalho e de irregularidades trabalhistas.

SOBRE A ENIT

A Escola Nacional da Inspeção do Trabalho – ENIT, vinculada à Subsecretaria de Inspeção do Trabalho – SIT, órgão do Ministério do Trabalho e Previdência e essencial ao Estado, é destinada a coletar, registrar, produzir e disseminar conhecimento dirigido às atividades da Inspeção do Trabalho Ministério da Economia.

Aos Auditores-Fiscais do Trabalho integrantes da Coordenação-Geral de Segurança e Saúde no Trabalho – CGSST compete a gestão de todas as atividades relacionadas à Segurança e Saúde no Trabalho no território brasileiro.

Clique aqui e saiba mais sobre a Ação Especial Setorial na Indústria da Madeira.

Da Redação, com informações da Assessoria.

Créditos: Divulgação