Conteúdos > Notícias

Arquitetando o futuro da madeira nativa

Publicado em 05 de Abril de 2023
Desde 2019 o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do estado de Mato Grosso (Cipem) mantém parceria notoriamente produtiva com o Prof.º Dr. José Afonso Botura Portocarrero, arquiteto e urbanista especializado em tecnologia indígena e uso de madeira nativa em construções civis, vencedor do prêmio internacional “Breeam Awards” na categoria de melhor edificação sustentável pelo projeto do Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá-MT.

Portocarrero foi o responsável pelo estabelecimento de uma disciplina optativa de Arquitetura em Madeira Nativa na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso (FAET/UFMT), com o intuito de contribuir com a formação de arquitetos aptos em aspectos teóricos e práticos para a produção de projetos arquitetônicos utilizando a madeira nativa da Amazônia como protagonista.

Durante o semestre em que a disciplina foi ofertada, os alunos participaram de visita técnica em uma área de Manejo Florestal Sustentável, para conhecer na prática como é feita a colheita das árvores, e entendendo a importância da atividade para a conservação da Floresta Amazônica.

Também participaram de uma visita técnica em uma indústria madeireira, onde acompanharam todo o processo de fabricação de pisos e lâminas, desde a entrada da madeira em tora, até o produto final embalado e pronto para exportação.

Ainda durante o semestre, a FAET recebeu o evento “Madeira Nativa e Arquitetura do Futuro”, com a palestrante prof.ª Drª. Akemi Ino, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de São Paulo (USP). O evento contou com a participação de mais de 100 estudantes, que assistiram à apresentação de projetos em madeira, com a demonstração das vantagens de sua utilização em comparação a outros materiais convencionais, como o concreto e o aço, por exemplo.

Atualmente, Portocarrero atua no Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG, e no segundo semestre de 2023 será lançada a disciplina de arquitetura em madeira nativa aos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do 10º semestre.

No dia 5 de abril aconteceu a primeira reunião entre o Cipem e a coordenação do curso de Arquitetura, cuja coordenadora é a prof.ª Dr.ª Carmelina Suquerê de Moraes, especialista na área de Conforto Ambiental e Eficiência Energética. Na ocasião ficou acertado o início dos primeiros passos para o estabelecimento da disciplina, e as formalidades necessárias foram encaminhadas. A previsão é de que a disciplina já esteja em curso a partir de agosto de 2023.

Ainda falando sobre o relevante trabalho realizado por Portocarrero, o Cipem apoiará a confecção e envio de um pórtico construído 100% em madeira nativa, usando como base a arquitetura indígena, para a capital mundial a arquitetura da UNESCO em 2023, Copenhague/Dinamarca, que se tornou sede do Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos. O foco do evento é destacar a importância da arquitetura para a construção de um futuro mais sustentável, visando o enfrentamento dos desafios climáticos globais.
Nesse sentido, a madeira tem lugar de destaque por se tratar de um material renovável, que estoca carbono, além de contribuir para a conservação dos ativos florestais e da biodiversidade, quando se trata de madeira oriunda de Manejo Florestal Sustentável.

O Cipem tem forte atuação na expansão do uso da madeira nativa em construções civis e arquitetura, e trabalha constantemente para romper preconceitos relacionados ao uso de um material tão versátil, durável, belo, aconchegante e verdadeiramente sustentável, como é a madeira nativa.

Mini currículo de José Afonso Botura Portocarreto

Possui graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1976), especialização em planejamento urbano pela Universidade de Dortmund - Alemanha (1985), mestrado em história pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001) e doutorado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAUUSP (2006). Professor Titular do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Membro fundador e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Tecnologias Indígenas - Tecnoíndia/UFMT. Experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em tecnologia e habitação indígena. Autor do livro Tecnologia indígena em Mato Grosso: habitação, contemplado no 25 Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, São Paulo-SP (2011). Aposentado em 19 de abril de 2021.