Conteúdos > Notícias

3ª Reunião de Diretoria do Cipem de 2023 aborda criação de Porto Seco em Cuiabá, Inspeção do Trabalho e implantação do Sisflora 2.0

Publicado em 28 de Abril de 2023
No dia 27 de abril aconteceu a 3ª reunião de Diretoria do Cipem, de maneira presencial, em sua sede na FIEMT. O sr. Wilson Volkweis, vice-presidente conduziu a pauta da reunião que, dentre outros assuntos, trouxe atualizações da criação de um Porto Seco em Cuiabá/MT, para agilizar o fluxo de exportação, pelo fato de as cargas já saírem do estado de Mato Grosso sem embaraços aduaneiros.

Sobre a Notificação Setorial do Ministério do Trabalho e Economia, já estão sendo realizados diagnósticos e adequações dos pátios fabris das indústrias da base florestal, para afastar o risco de embargos da atividade. A situação é mais dificultosa do que parecia, pois existem diversos maquinários que não atendem às NR’s, isso devido a data de fabricação muito antiga.

Para discutir a pauta da implantação do Sisflora 2.0, a Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti e sua equipe, participou remotamente, informando sobre a integração do sistema estadual com o sistema DOF, que inicialmente seria feita com o DOF Legado e, posteriormente, com o DOF+ Rastreabilidade. No entanto, após o empenho da Sema e do Cipem, o Ibama informou que os ajustes necessários para a integração direta com o DOF+ Rastreabilidade já foram realizadas, definindo os testes finais para os dias 2 e 3 de maio. No dia 4 de maio haverá agenda conjunta entre Sema e Cipem para definir a data de migração de saldos. Lazzaretti pediu ao Cipem que atue como ponto focal da disseminação das informações, visando uma comunicação mais assertiva com os usuários do sistema.

Ao final dessa pauta, o Cipem ficou responsável por elaborar um documento contendo as principais dúvidas dos associados para protocolar junto à SEMA e obter os esclarecimentos necessários.

Também esteve presente na reunião o sr. Jandir Milan, que convidou os presentes para a inauguração do SEBRAE em Sinop, no dia 30 de maio.
Houve também a prestação de contas, pela demonstração detalhada de todas as receitas, despesas, saldos e aplicações realizados, sempre primando pela transparência das ações.