Conteúdos > Notícias

Trabalho científico com proposta de avaliar CRV de espécies tropicais na produção de dormentes é destaque no V CBTM

Publicado em 25 de Outubro de 2022
A quinta edição do Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira de 2022, sediada em Goiânia – GO, entre os dias 19 e 21 de outubro, proporcionou três dias de interação e discussão sobre os principais avanços científicos e tecnológicos relacionados à madeira, no Brasil e no mundo, abrangendo também suas principais demandas mercadológicas.
 
Nesse sentido, um relevante trabalho científico exposto consiste em definir o “Rendimento volumétrico de espécies tropicais na produção de dormentes”, produzido por Tatiana Paula Marques de Arruda, Dra. Em Tecnologia da Madeira com colaboração de Suely de Fátima Menegon Bertoldi Engenheira Florestal, contou também com apoio do CIPEM e dos sindicatos associados.
 
De acordo com a Dra. Tatiana, o trabalho se propôs, sobretudo, a “avaliar o Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV) na produção de madeira serrada classificada como dormentes, oriundas de espécies tropicais, para inserção do produto [dormente] na base do Sistema de comercialização e transporte de produtos florestais – Sisflora com CRV médio de 43%”.

CIPEM
 
O CIPEM defende que a ampliação da pesquisa científica fortalece o manejo florestal sustentável e traz significativas contribuições diretas e indiretas para a continuidade e aprimoramento da atividade florestal, que ocorre com respeito à legislação vigente. 

Texto por: Giovana Giraldelli, da Assessoria