Conteúdos > Notícias

Sistema “Sisflora 2.0” e agenda internacional com Sema, GCF E USAID são destaques da Oitava Reunião de Diretoria

A agenda remota contou com a participação da Sema/MT por meio da Superintendente de Gestão Florestal Suely de Fátima Menegon Bertoldi e a coordenadora do CC-Sema Tatiana Paula Marques de Arruda

Publicado em 28 de Outubro de 2022
Com realização em 25 de outubro de 2022, na modalidade remota, a Oitava Reunião de Diretoria do CIPEM debateu diversas demandas pertinentes ao setor florestal, a exemplo da agenda internacional conjunta com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT), apoiada nas diretrizes da Força Tarefa Governadores para Clima e Florestas (GCF).

O GCF, que é uma força tarefa subnacional composta por 38 estados e províncias, fornece a base para a cooperação em inúmeros assuntos relacionados a política climática, financiamento, troca de tecnologia e pesquisa. 

Nesse sentido, Rafael Mason, presidente do CIPEM, comunicou que a convite da Sema/MT, o CIPEM deverá integrar uma agenda com a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil (USAID) com a finalidade de estreitar o diálogo com o país norte-americano e apresentar a sustentabilidade do manejo florestal Mato-grossense.

Para Mason, o encontro representa “uma excelente oportunidade para aproximar o setor florestal, reconhecidamente comprometido com a proteção da floresta tropical Amazônica e as representações internacionais que dispõem de capital para apoiar o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis”.

Outra pauta discutida consiste na atualização com relação à demanda “implantação do Sistema Sisflora 2.0”, para isso, a agenda contou com a participação da Sema/MT por meio da Superintendente de Gestão Florestal Suely de Fátima Menegon Bertoldi e da coordenadora do CC-Sema Tatiana Paula Marques de Arruda.

De acordo com Tatiana, em novembro será iniciada a primeira etapa da fase de testes, em que será demandada a participação de representantes operacionais para a renovação cadastral e a migração de dados para o novo sistema de transporte e comercialização de produtos florestais.

Na oportunidade, os diretores puderam sanar suas dúvidas sobre o Sistema Sisflora 2.0, o cronograma de implantação e as respectivas atualizações, sobretudo, relacionadas à rastreabilidade.

A 20ª edição do Prêmio Referência também foi abordada. Em novembro, a edição especial da premiação que conta com o apoio do CIPEM, deverá prestigiar empreendimentos do setor de base florestal que mais se destacaram em quesitos como sustentabilidade, inovação tecnológica, pesquisa e ampliação de mercado. Os premiados de 2022 representando a base florestal mato-grossense são: o grupo B2 Madeiras (Alta Floresta), Grupo Paludo e o Grupo A.C. Henriques (Sinop). O Cipem parabeniza os premiados pelos investimentos para a evolução da gestão florestal.

Além disso, o presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) Frank Rogieri de Souza conduziu a discussão das pautas nacionais, a exemplo do evento “Madeira Sustentável”, programado para março de 2023.

Considerando que o Estado de São Paulo é um importante polo consumidor de madeira nativa de Mato Grosso, a diretoria do CIPEM debateu sobre a elaboração de um documento destinado ao gabinete do estado, o qual demonstre a relevância de se viabilizar a utilização dos produtos florestais na construção civil.

Ao final, a Dra. Renata Viviane apresentou um levantamento dos processos atendidos em 2022 e prestou orientações jurídicas com base nas principais demandas apresentadas pelos associados.

Texto por: Giovana Giraldelli, da Assessoria.