Conteúdos > Notícias

Sindusmad capacita primeira turma de Operador de Alinhadeira em Cláudia

Publicado em 11 de Março de 2024
Por: Assessoria Sindusmad

As capacitações itinerantes que iniciaram na atual gestão do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), visam integrar o setor de base florestal e também a promoção da qualidade técnica da mão de obra. Nesse último sábado (09), foi o encerramento do curso de Operador de Alinhadeira e os 9 colaboradores do município de Cláudia que participaram do curso, receberam seus certificados de conclusão. Participaram do encerramento membros da diretoria e empresários da cidade.
Essa iniciativa tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o gerente da Unidade Sinop Bruno Cavalcante reforçou o apoio nas capacitações onde houver indústria e demanda do Setor de Base Florestal. “Onde tem uma indústria, o Senai leva as capacitações. Essa parceria com o Sindusmad é importante porque ela viabiliza não só atendimento e o curso de aperfeiçoamento e qualificação da cidade de Sinop, mas está facilitando e levando também para outras regiões essa mesma capacitação. Exemplo disso, é o que está acontecendo aqui, em Cláudia. Vamos levar também para outros municípios onde tiver uma indústria de base florestal precisando de qualificação, de aperfeiçoamento e de formação de mão de obra, estaremos com o Sindusmad”, garantiu.
Com a missão de fortalecer o Setor de Base Florestal da região norte do Estado, o Sindusmad busca implementar ações descentralizadas da sede em Sinop a fim de atender a representatividades das principais cidades que compõem o polo do Sindicato. Para o diretor Lucas Balbinot, que na entrega dos certificados estava representando o presidente Felipe Antoniolli, acredita que as capacitações sejam necessárias para o setor. “Como o Sindusmad representa vários municípios da região, levando esses cursos para outras cidades na região, isso faz com que as empresas se sintam, de fato, representadas pela instituição”, pontuou.
Para o diretor Alex da Veiga que representa o município de Claudia, os empresários estavam ansiosos por este momento. “Já aguardávamos com certo anseio sermos contemplados com esses cursos e foi de suma importância. Estamos agradecidos pelo Sindusmad e o SENAI ter atendidos nossa solicitação. Com certeza será o primeiro de muitos cursos profissionalizantes para o nosso setor”, agradeceu.
O empresário Vanderlei Dellani, da empresa Madeiras São Bernado, destacou a importância da valorização profissional dos funcionários, que através dos cursos vão adquirir conhecimento e melhorar o currículo. “Para o funcionário, quanto mais conhecimento adquirir é melhor para eles. A empresa também ganha, na questão do aproveitamento da madeira. Cada vez que for investido na capacitação deles, vai melhorar a produtividade e a qualidade. O mercado hoje em dia está muito competitivo, com certeza, isso vai ser melhor. Todavia, eles vão ser os mais valorizados, porque isso vai fazer parte do currículo deles”, defendeu.
Para o aluno, Jorge Roberto de Amorin, que trabalha há 25 anos como alinhador e atualmente e funcionário da empresa J J Industria, a interação entre os colegas foi fundamental para o sucesso da capacitação profissional. “Foi maravilhoso, é algo que estou levando para a minha vida. A gente interagiu muito bem, um ensinou o outro, um explicou para o outro. Eu trouxe algo deles para mim e deixei algo meu para eles também”, informou.
Será desenvolvido outros cursos em parceria com Senai, ainda para este semestre, a exemplo de cursos voltados para indústrias de laminação, curso de soldador para agregar ao conhecimento dos profissionais, entre outros que serão desenvolvidos.