Conteúdos > Notícias

Sétima Reunião de Diretoria do CIPEM discute projeto "Madeira Sustentável", Fundo "Desenvolve Floresta" e empossa nova diretoria do Sindilam

Publicado em 03 de Outubro de 2022
O desenvolvimento de uma aplicação web dedicada ao reconhecimento de espécies florestais também foi pauta da reunião
 
A Sétima Reunião de Diretoria do CIPEM foi realizada na tarde de 29 de setembro de 2022, extraordinariamente na sede do Sindicato das Indústrias de Laminados e Compensados do Estado de Mato Grosso (Sindilam), no município de Aripuanã/MT.
 
A agenda tradicionalmente dedicada à discussão das demandas do setor de base florestal cumpriu, também, com o objetivo de prestigiar a nova diretoria do Sindilam durante a cerimônia de posse, programada para a mesma data, no período da noite.

Dessa forma, a reunião itinerante enfatizou a apresentação e o debate dos seguintes tópicos: o evento “Madeira Sustentável – o futuro do mercado”, a ser realizado em março de 2023, na capital de São Paulo; o desenvolvimento de uma aplicação web voltada à identificação de espécies florestais manejadas; o Fundo Desenvolve Floresta e as respectivas linhas de crédito.
 
Com realização do FNBF e apoio do CIPEM, a primeira edição do encontro “Madeira Sustentável” terá como objetivo apresentar e desmistificar o processo do manejo florestal no território brasileiro, destacando a seriedade e compromisso do segmento.

Para isso, Frank Rogieri, presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e do Simenorte, explica que "a programação deverá proporcionar, sobretudo, a integração de três eixos – Sustentabilidade, Mercado e Inovação".

Visando o aperfeiçoamento da sistemática de identificação de espécies manejadas, outra demanda discutida com afinco consiste no apoio ao projeto da Universidade Federal do Pará (UFPA), do desenvolvimento de uma aplicação web para maximizar a acurácia da etapa de reconhecimento das espécies florestais por meio de imagens digitais de casca e alburno de árvores.

Também são instituições parceiras do projeto: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

 De acordo com o presidente do CIPEM, Rafael Mason, a tecnologia em desenvolvimento proporcionará, ainda, “a minimização de impactos econômicos ocasionados por eventuais inconsistências de informações presentes no contexto dos inventários florestais”.

O projeto inovador está sendo viabilizado por meio de um convênio de cooperação com a UFPA e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).
 
Com vista à proposição da Linha de Crédito para o desenvolvimento da cadeia florestal com a utilização dos recursos oriundos do Fundo "Desenvolve Floresta", o CGDF/MT (Conselho Gestor do Desenvolve Floresta do Estado de Mato Grosso) tem conduzido reuniões para análise e definição das diretrizes que deverão determinar as atividades passíveis de apoio financeiro pelo Fundo.

O "Desenvolve Floresta" tem como finalidade recepcionar os recursos da taxa de reposição florestal para apoiar as atividades de florestamento, reflorestamento, manejo florestal sustentável, pesquisa florestal, assistência técnica e extensão florestal.

O Sr. Carlos Roberto Torremocha, presidente do Sindilam e diretor do CIPEM detalhou sobre a cerimônia de posse, reiterando o convite aos presidentes, autoridades, executivos e representantes florestais presentes.

A agenda contou, ainda, com a participação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT) representada pela secretária Mauren Lazzaretti, também: Lílian Ferreira Santos, Suely Menegon Bertold e André Luiz Bressiani.

A secretária Mauren tratou de assuntos da pasta Ambiental, tais como: cronograma de implantação do Sistema Sisflora 2.0, Coeficiente de Rendimento Volumétrico (CRV) dentre outros.
 
Após, foi concedido espaço para a apresentação da empresa Systemica Inteligência em Sustentabilidade, empresa de capital privado, com foco em soluções sustentáveis que maximizem aspectos ambientais, econômicos e sociais por meio do desenvolvimento de projetos relacionados a créditos de carbono.

Na oportunidade, os empreendedores obtiveram esclarecimentos de todas as dúvidas em relação as etapas desde a elaboração de projetos prazos e condicionantes bem como apresentação dos clientes atendidos em Mato Grosso, o diálogo foi conduzido pelo Diretor Tiago Ricci.

​​​​​​Texto por: Giovana Giraldelli, da Assessoria