Conteúdos > Notícias

Nota Pública CIPEM - Operação Maravalha IV

Publicado em 21 de Novembro de 2022
Diante da matéria veiculada pelo programa Fantástico da rede Globo (20/11), o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem/MT), em seu papel de entidade representativa do setor de base florestal organizado, vem a público declarar que apoia totalmente toda e qualquer ação de coibição a ilícitos ambientais que venham a se desenvolver no estado de Mato Grosso e no Brasil como um todo. Produzir com responsabilidade e respeito ao meio ambiente é uma das principais metas do setor de base florestal organizado e a ilegalidade contamina toda a cadeia produtiva, além de depreciar o valor de mercado da madeira nativa e desprestigiar aqueles que investem recursos e esforços para garantir o cumprimento da Lei. 
Cumpre informar à sociedade em geral, que o Cipem preza pela transparência de seus atos e conduta ilibada de seu quadro de associados. 

 Lamentamos e repudiamos veementemente que nos dias atuais ainda sejamos surpreendidos com a divulgação de crimes ambientais desta natureza nas redes de comunicação. Tal prática, além de causar grande prejuízo econômico a produtores e ao erário, acaba maculando a imagem de toda uma categoria econômica que com responsabilidade e sustentabilidade é uma das principais geradoras de empregos e divisas para 44 Municípios de Mato Grosso. 

Além disso, o Manejo Florestal Sustentável, que dá origem à matéria prima legalizada – a madeira nativa - é uma das principais ferramentas para o combate às mudanças climáticas, devido a sua premissa de conservar as florestas em pé, com toda a sua biodiversidade, além de sequestrar e estocar carbono.
O Cipem acompanha continuamente os esforços do órgão ambiental estadual Sema/MT nas melhorias da gestão florestal, e contribui sempre que solicitado e com a devida pertinência, seja em pesquisas ligadas ao fortalecimento do Manejo Florestal Sustentável, aprimoramento dos procedimentos do licenciamento da atividade, incremento da segurança nos sistemas de controle da produção e comercialização dos produtos florestais, a exemplo do novo sistema as vésperas de ser implantado o “Sisflora 2.0”.  

Dentre as principais melhorias oferecidas com esse aperfeiçoamento está a cadeia de custódia, que consiste na rastreabilidade da madeira em todas as etapas, desde a colheita, sendo possível chegar no toco de onde foi extraída, até o produto final.

Foi noticiado que os malfeitores se aproveitaram de uma falha no sistema Sisflora atual, que está em uso há muitos anos, e que já possui um substituto na iminência de implantação, o Sisflora 2.0. O emprego de tecnologias para o monitoramento e controle de crimes ambientais conduziu e vem conduzindo o estado de Mato Grosso para evolução constante de seus processos e isso precisa ser valorizado. 

Os dados da Sema/MT comprovam a eficiência da gestão ambiental estadual no combate ao desmatamento, o que inclusive destacou o estado de Mato Grosso na COP 27 por especialistas climáticos globais como estado modelo de desenvolvimento econômico e proteção florestal.

Deste modo, infelizmente ainda há muito o que ser feito para mitigar as ilicitudes, conforme evidenciado na triste reportagem. Mas é preciso ressaltar também que muito já está sendo feito por todos os atores envolvidos com a produção de madeira nativa legal, especialmente o Cipem e seus associados.

Sobre o Cipem

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM) é a união de oito sindicatos empresariais de Base Florestal, que tem o objetivo de organizar e fortalecer o setor. Incentiva a produtividade e o consumo consciente de madeira e seus subprodutos de forma sustentável, com respeito à legislação vigente e em harmonia com o meio ambiente.

Fundado em 2 de julho de 2003, o CIPEM abrange 100% dos municípios produtores de madeira nativa de Mato Grosso e trabalha para desmistificar a imagem do setor florestal como vilão do desmate da floresta. O manejo florestal é de fundamental importância na manutenção da floresta em pé. O setor tem grande relevância no desenvolvimento econômico e social do Estado, por meio das arrecadações tributárias e da geração de empregos.

O CIPEM é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos. Temos orgulho de ser a instituição que representa o Setor de Base Florestal no Estado de Mato Grosso.