Conteúdos > Notícias

Nona Reunião de Diretoria traz atualizações sobre Implantação do Sistema Sisflora 2.0 e anuncia documentário sobre manejo florestal sustentável

Publicado em 22 de Novembro de 2022
A Nona Reunião de Diretoria do Cipem foi realizada no dia 17 de novembro de 2022, na sede do Cipem e da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).

A agenda destacou assuntos pertinentes ao setor de base florestal, como por exemplo: os resultados obtidos durante a primeira fase de testes do Sistema Sisflora 2.0, a realização de um evento sobre o manejo florestal sustentável em São Paulo, a produção de um longa-metragem que deverá enfatizar os pilares ambiental, social e econômico do manejo florestal sustentável, entre outros.

O diretor-administrativo do Cipem, Claudinei Melo Freitas conduziu os informes com relação aos resultados positivos obtidos durante a primeira fase de testes da implantação do Sistema Sisflora 2.0 e aguarda as próximas etapas.

Nesta primeira etapa os esforços estiveram concentrados na identificação e retificação de eventuais erros no novo Sistema, principalmente relacionados às funcionalidades como emissão de Guias Florestais (GFs), transformação de produtos, atualização cadastral, corte e seccionamento dentre outras.
 
De acordo com Claudinei, significativas melhorias foram identificadas e elogiadas pelos representantes operacionais dos empreendimentos florestais que participaram da agenda realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT).
 
Frank Rogieri de Souza Almeida, presidente do Simenorte e do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), anunciou a primeira edição do projeto “Madeira Sustentável”, evento idealizado pelo FNBF e apoiado pelo CIPEM, programado para o dia 08 de março de 2023, em São Paulo – SP.
 
O evento contará com a participação de arquitetos, designers e engenheiros, além de representantes da Sema/MT para demonstrar o licenciamento ambiental do estado.
 
Outro assunto debatido consiste na produção de um documentário com foco na apresentação das potencialidades e resultados do manejo florestal sustentável no contexto da modalidade “Concessão Florestal Federal”, visando o fomento do desenvolvimento econômico e social brasileiro.
 
O projeto apoiado, é uma iniciativa do FNBF e conta com a participação do biólogo, naturalista e embaixador do ecoturismo brasileiro Richard Rasmussen.
 
A expectativa é de que os materiais produzidos sejam distribuídos para além do Brasil. De acordo com Frank, “o objetivo é fomentar o conhecimento em torno da atividade econômica que promove a conservação florestal para o mercado nacional e internacional”.
 
Continuando a pauta, o Dr. José Lombardi, advogado especialista em Direito Tributário e Consultor da FIEMT integrou a última reunião de diretoria do ano com o fim de sanar as principais dúvidas com relação a revisão do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) e solicitação de prorrogação do prazo de exportação dos produtos florestais, atualmente o contribuinte tem 180 (cento e oitenta) dias para realizar o procedimento e devido a complicações na emissão da autorização de exportação, o prazo estabelecido é insuficiente.
 
Após, concedeu-se espaço para as principais reivindicações dos sindicatos associados, bem como para a prestação de contas e aprovação do orçamento de 2023.
Com o propósito de auxiliar na manutenção de ações sociais voltadas às comunidades vulneráveis da capital mato-grossense, o CIPEM e o IMAD aderiram à campanha “Panetone do Bem”, criado pela Instituição Seara de Luz para custear diversos projetos que assistem cerca de 250 famílias no Município.
 
O CIPEM e o IMAD são entidades privadas, sem fins lucrativos, engajadas com o fortalecimento da cadeia produtiva florestal mato-grossense apoiada na legislação vigente e da economia. Com isso, buscam evidenciar, de forma latente, a responsabilidade social em suas ações.
 
Texto por: Giovana Giraldelli, da Assessoria