Conteúdos > Notícias

Juntos pela Sustentabilidade

Publicado em 18 de Maio de 2023
No dia 18 de maio a FIEMT sediou o evento "Juntos pela Sustentabilidade", com o intuito de promover o fortalecimento do Manejo Florestal Sustentável e a Neutralização de Carbono.

O evento foi realizado pelo Instituto Amazônia +21, com apoio da equipe de ESG da FIEMT, e participação da Secretaria do Estado de Meio Ambiente Mato Grosso SEMA-MT, do Centro das Indústrias Importadoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso CIPEM-MT e do Instituto Ação Verde.

O Sr. João Carlos Baldasso, Vice Presidente do Cipem, apresentou os projetos e trabalhos desenvolvidos pelo CIPEM no desenvolvimento do Manejo Florestal Sustentável no estado de Mato Grosso.

Dentre as ações, destacam-se os investimentos em Tecnologia Artificial para identificação de espécies, atualização de herbários fiéis depositários, capacitações de técnicas do manejo de impacto reduzido e, principalmente, a consolidação da madeira como protagonista nas construções civis, visando a redução da pegada de carbono.

"É imprescindível propiciar o diálogo entre os Estados da Amazônia Legal, respeitando as particularidades de cada um no que tange a produção de madeira, afim de promover os produtos do Manejo Florestal Sustentável aos países estrangeiros, pela garantia da origem legal e a contribuição para a agenda climáticas", pontuou Baldasso.