Conteúdos > Notícias

Fomento ao crédito para o setor florestal é debatido em Mato Grosso

Este é um passo significativo na busca por um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação do meio ambiente em Mato Grosso", destacou o Executivo do Cipem

Publicado em 18 de Setembro de 2023
Por: Gabriela Carvalho - Assessoria de Comunicação 

Recursos do Fundo de Desenvolvimento Florestal do Estado de Mato Grosso (Desenvolve Floresta) poderão ser utilizados como garantidor ou equalizador de taxas de juros em operações de crédito para indústrias florestais. A proposta foi discutida na segunda-feira, 18, durante reunião da Câmara Florestal na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec).  O Desenvolve Floresta é mantido com a arrecadação da taxa de reposição florestal, revertida para atividades de florestamento, reflorestamento, manejo florestal sustentável, assistência técnica e extensão rural.

Mudanças na aplicação dos recursos do Desenvolve Floresta foram sugestões do Sindicato das Indústrias de Bioenergia do Estado de Mato Grosso (Bioind-MT) e Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), apresentadas pela equipe técnica da Sedec durante a reunião da Câmara Florestal. O Cipem manifestou apoio às sugestões, enfatizando a importância de manter o escopo atual do Fundo. "Importante abarcar as sugestões apresentadas dentro da lei do Fundo, mas que não altere seu propósito original, que envolve a execução de financiamento", observou o diretor-executivo do Cipem, Valdinei Bento, destacando a importância do Grupo de Trabalho (GT). "Este é um passo significativo na busca por um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação do meio ambiente em Mato Grosso", finalizou Bento.

Os resultados da reunião da Câmara Florestal serão submetidos à apreciação das demais entidades que compõem o conselho gestor do Fundo, visando avançar nas discussões em prol do aprimoramento do setor florestal, da agro indústria e preservação das florestas em Mato Grosso. 

A Câmara Florestal é composta por 5 instituições, sendo o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Sindicato das Indústrias de Bioenergia do Estado de Mato Grosso (Bioind), Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato),  Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e Sedec.