Conteúdos > Notícias

Fiemt, Cipem, FNBF e CNI discutem medidas para desburocratizar exportações do setor florestal de Mato Grosso

Publicado em 11 de Abril de 2024
Representantes da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) e o do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem) estiveram reunidos nesta quinta-feira (11.04) com membros da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para dar continuidade às iniciativas de desburocratização das exportações do setor florestal. O encontro teve como objetivo discutir estratégias conjuntas para agilizar os processos de exportação.

Durante a reunião, foram debatidas medidas para garantir a disponibilização de servidores nos portos, visando resolver entraves e promover a celeridade nas exportações do setor florestal. A Fiemt reforçou a importância econômica do setor, destacando que as exportações de produtos florestais totalizaram US$ 104,6 milhões em 2023, com negociações em 62 países, incluindo os Estados Unidos, Índia e China. O grupo, junto com o Fórum Nacional de Base Florestal (FNBF), vem realizando diversas articulações para resolver a situação que afeta a competitividade do setor.

A parceria entre a Fiemt, Cipem e CNI evidencia o compromisso do setor industrial em buscar soluções que impulsionem o desenvolvimento econômico de Mato Grosso, promovendo a competitividade e a sustentabilidade das empresas do estado. Novos avanços e medidas serão anunciados conforme o andamento das discussões entre as entidades representativas.

Participaram da reunião a superintendente da Fiemt, Fernanda Campos, o presidente do Cipem, Ednei Blasius, o Diretor Executivo do Cipem, Valdinei dos Santos, o Gerente de Desenvolvimento Industrial da Fiemt, Lucas Barros, o gerente de Recursos Naturais da CNI, Mário Augusto Cardoso, e representantes das gerências Articulação e controle e Relacionamento com o Poder Executivo da CNI.