Conteúdos > Notícias

Embaixadores de seis países conhecem manejo florestal sustentável em norte de Mato Grosso

DIA NA FLORESTA

Publicado em 15 de Julho de 2022
Sinop recebe diplomatas dos Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Equador e Finlândia em evento promovido para apresentar sustentabilidade do manejo de florestas

Da Assessoria

A terceira edição do Dia na Floresta reuniu aproximadamente 90 pessoas nesta quinta-feira, 14, em Sinop (500 quilômetros ao Norte de Cuiabá). O evento que tem como finalidade apresentar a sustentabilidade e organização do setor de base florestal de Mato Grosso é promovido pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado de Mato Grosso (CIPEM), Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA).

Além dos embaixadores dos Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Equador e Finlândia, o encontro também recebeu representantes da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT); Frente Parlamentar Agropecuária (FPA); Ministério Público Estadual (MPE); Polícia Rodoviária Federal (PRF); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Ministério das Relações Exteriores (MRE); Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e Juizado Volante Ambiental (Juvam).

A programação matutina contou com um ciclo de palestras e visita técnica a uma área de manejo florestal. A Fazenda Platina - que já está em seu segundo ciclo exploratório, há 50 quilômetros de Sinop - sediou esta primeira fase do evento.

O presidente do CIPEM, Rafael Mason, destacou que esta é uma importante oportunidade para que o manejo sustentável das florestas seja conhecido. “Este segmento econômico ganha ainda mais força apresentando seus processos e respeito com o meio ambiente, principalmente nesta edição, em que foi apresentada a execução em uma área de 2º ciclo, confirmando na prática a sustentabilidade da atividade.”, observou.

Falando sobre “a sustentabilidade da produção florestal de Mato Grosso”, a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, apresentou como o Governo do Estado está gerindo a questão florestal do maior produtor de madeira nativa do país.

Ela destacou ainda que atualmente existem 860 empreendimentos cadastrados nos segmentos de beneficiamento, industrialização e desdobro de madeira.

Quanto à gestão de resultados da Sema, a secretária demonstrou que que houve redução de 56% no tempo médio de liberação de processos florestais, contabilizando atualmente prazos 45% abaixo do período legal de 180 dias. “Em dezembro de 2018 a média era de 230 dias. Esse número chegou a 100 dias em dezembro do ano passado”, comemora.

Durante a apresentação, a secretária de Meio Ambiente também demonstrou o Programa Carbono Neutro. Segundo ela, “o Programa tem a meta voluntária de redução de 80% das emissões de gás carbônico até 2030 e 100% em 2035. É uma integração entre o programa, estratégias do Governo de Mato Grosso e do setor privado para produção sustentável e de baixas emissões”.

Ainda durante a manhã desta quinta-feira, o diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Floresta do Ibama, João Pessoa Riograndense, mostrou dados nacionais sobre o manejo florestal sustentável.
O diretor frisou que a produção anual de madeira nativa gira entre 9 e 11 milhões de metros cúbicos e que 88% da produção é proveniente de Planos de Manejo Florestal Sustentável. Mato Grosso é responsável por 85% da produção sustentável de madeira, seguido do estado do Pará, com 28,2% e Rondônia, 19,8%.

Quanto ao mercado internacional, Riograndense disse que 10% dos produtos madeireiros são exportados países como Estados Unidos, França e China.

Após as apresentações a comitiva seguiu para uma área de floresta manejada em exploração já no segundo ciclo, ou seja, foi possível conhecer in loco a área que passou por colheita há pelo menos 25 anos após a colheita primária

Confira o álbum do evento clicando aqui