Conteúdos > Notícias

CIPEM recebe primeiro selo de apoiador do Programa Carbono Neutro MT

Publicado em 06 de Junho de 2022
Neste último domingo (05.06), data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo de Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente – Sema/MT, realizou a entrega dos primeiros selos do Programa Carbono Neutro MT. A iniciativa estadual visa, por meio de parcerias com a iniciativa privada, fomentar o desenvolvimento sustentável e neutralizar as emissões de carbono até 2035.

Na ocasião, o primeiro selo de Apoiador foi entregue ao Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM) , ao presidente da Instituição, Rafael José Mason, atribuindo à entidade notório reconhecimento diante da contribuição com a criação de campanhas para disseminação das metas e resultados relacionados às emissões de carbono, junto aos sindicatos de sua base e Indústrias associadas, e ao Estado de Mato Grosso.

Nesse sentido, Mason destacou que a certificação demonstra diante o cenário nacional e internacional, o importante papel do segmento florestal para a promoção da perenidade das florestas nativas e na redução das emissões dos gases do efeito estufa por meio do sequestro de carbono.

“Essa parceria deverá promover, por meio da consolidação do manejo florestal, resultados verdadeiramente promissores para alcançar esta meta ousada e necessária”, declarou o dirigente.

De acordo com a secretária da Sema/MT, Mauren Lazzaretti, outra etapa importante foi iniciada: a criação de uma plataforma digital para adesão e concessão dos selos aos interessados. A plataforma pode ser acessada clicando aqui.
“Esta etapa é importante para integrar todos aqueles que fizerem a adesão, no planejamento do Estado, para o alcance da meta de redução de 80% das emissões até 2030 e carbono neutro até 2035”, explicou Lazzaretti.

A significativa conquista remonta ao movimento crescente de debates sobre a responsabilidade social corporativa no mundo, o qual teve início por volta da década de 1970, período que houve grande transformação social, política e econômica nos países promovendo, também, uma nova relação entre o meio ambiente e desenvolvimento econômico (FERREIRA; GEROLAMO, 2016).

Com o passar dos anos, a pauta ambiental foi adquirindo uma nova percepção social, sendo a Conferência Internacional do Clima Rio-92, inclusive, um divisor de águas no que tange a construção de estratégias para prevenção e minimização de danos ambientais, como a poluição.

Sendo assim, o Cipem entende que a pauta ambiental e do carbono integram uma das mais importantes questões a serem conduzidas no âmbito governamental bem como corporativo. Por isso, reitera seu compromisso com a perenidade das florestas, por meio do Manejo Florestal e deverá continuar manifestando apoio a iniciativas que, como o Programa Carbono Neutro MT, visam fomentar o desenvolvimento sustentável no Estado de Mato Grosso.

Confira abaixo, o álbum do evento.

Texto por: Giovana Giraldelli, da Assessoria.