Conteúdos > Notícias

CIPEM e FNBF vão a Brasília em busca de diálogo e aproximação com o atual governo brasileiro, visando melhorias e soluções ao setor de base florestal

Publicado em 13 de Abril de 2023
No dia 12 de abril aconteceu a agenda com o ex-Deputado Federal Neri Geller, onde foram apresentados os pleitos setoriais e as dificuldades enfrentadas pelas indústrias da base florestal, principalmente no que tange as exportações.

Atualmente existem muitas cargas de exportação represadas nos Portos do país por conta da morosidade nas análises e emissão das licenças de exportação, além da solicitação de documentos que não constam em normativas atuais por parte de agentes do Ibama. Essa situação ocasiona prejuízos tanto pela reputação, com a quebra de contratos e perda de clientes e espaço no mercado exterior, quanto pelo alto custo com armazéns e containers.

Em 2022, cerca de 65% da produção com destino ao mercado internacional passava pelo Porto de Paranaguá. Em 2023, no mesmo período (janeiro a março), esse número caiu para 50%, por conta de todas as dificuldades enfrentadas.

Outro ponto importante a se destacar é que o estado de Mato Grosso tinha movimentado US$ FOB 44,9 milhões, contra US$ FOB 31,6 milhões para o mesmo período em 2023, demonstrando uma queda de 30%, trazendo impactos para toda a cadeia produtiva, além da iminência da redução de postos de trabalho pela redução do faturamento.

"O setor de base florestal busca continuamente aumentar a participação no comércio internacional superando os desafios da produção e da comercialização nessa atividade extremamente importante para a conservação da floresta Amazônica por meio do Manejo Florestal Sustentável", afirma Rafael Mason, presidente do Cipem.