Conteúdos > Notícias

CIPEM CONDUZ PAINEL SOBRE ORGANIZAÇÃO DO SETOR FLORESTAL DE MT DURANTE PRIMEIRA EDIÇÃO DO EVENTO “MADEIRA SUSTENTÁVEL” REALIZADO PELO FNBF

O evento ocorreu no Dia da Mulher, em São Paulo/SP, e contou com diversos painéis, rodadas de conversas e a apresentação de estande construído em madeira

Publicado em 11 de Março de 2023
Ao encontro do Dia Internacional da Mulher, o Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), com apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM), realizou a primeira edição do evento “Madeira Sustentável: o futuro do mercado” no Boulevard JK, em São Paulo – SP.

O presidente do FNBF Frank Rogieri, conduziu a abertura do evento, explicando sobre a programação e os respectivos painéis propostos. Dentre esses, a palestra “o CIPEM e a organização do setor de base florestal de Mato Grosso” foi ministrada por Rafael Mason, presidente do CIPEM.

Em sua apresentação, Mason enfatizou as contribuições da entidade ao longo de quase vinte anos de fundação, fomentando o desenvolvimento do segmento por meio do manejo florestal sustentável – única atividade econômica de matriz sustentável que, comprovadamente, equilibra produção e conservação florestal.

Os benefícios do manejo florestal sustentável foram aprofundados no painel ministrado por Frank Rogieri. Na oportunidade, ressaltou os benefícios ambientais, sociais e econômicos relacionados com a atividade. 

A presença feminina, cada vez mais expressiva nos mais diversos setores sociais, econômicos e políticos, também foi pautada ao longo da agenda. Nos últimos anos, inclusive, registrou-se progressiva melhoria no âmbito da gestão florestal do Estado de Mato Grosso, no que tange a análise de processos.

Os dados foram apresentados durante o painel da secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT) Mauren Lazzaretti, que destacou a gestão feminina da pasta Florestal, sob a coordenação de Lilian Ferreira dos Santos, secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Suely Menegon Bertoldi, superintendente de Gestão Florestal. 

Lazzaretti também demonstrou, por meio de sua apresentação, que o estado de Mato Grosso se destaca expressivamente perante outras unidades da federação pela produção legal, pelas ferramentas de controle e monitoramento, e também pela quantidade de Cadastros Ambientais Rurais validados, que já atingiu a marca de 27% do território estadual cadastrável, enquanto o Brasil possui somente 4%.

Após, o renomado arquiteto Roberto Lecomte, que possui notórios trabalhos com bojo na utilização da madeira nativa, apresentou as vantagens da utilização da madeira no segmento construtivo. 

Lecomte pontuou que a alta performance da madeira concilia beleza, elegância, durabilidade e sustentabilidade, além de proporcionar baixíssima produção residual em comparação com outros materiais convencionais.

A programação incluiu, também, visitas ao estande construído em madeira, de autoria de Lecomte e de Sheila Beatriz, designer de interiores: um espaço aconchegante elaborado com muito requinte e demonstrando beleza, sofisticação e versatilidade, uma pequena amostra do potencial construtivo com madeira nativa.

Fechando o evento, a programação também contou com rodadas de conversas e coquetel de encerramento. 

Clique aqui e confira o álbum do evento

Texto por: Giovana Giraldelli, da Assessoria de Comunicação