Conteúdos > Notícias

Cipem apoia capacitação para identificação de espécies em áreas de manejo florestal

Publicado em 11 de Abril de 2024
Por: Assessoria Cipem

A identificação de plantas com base em inventário florestal para produção é fundamental para melhorar a eficiência e sustentabilidade na atividade florestal. Com esse propósito, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) prevê capacitação de técnicos e engenheiros florestais para padronização de nomes das espécies arbóreas. A ação é parte do projeto para reestruturação dos herbários, explica o presidente do Cipem, Ednei Blasius. 

Em maio está programado treinamento com equipes de inventários e monitoramentos no município mato-grossense de Nova Monte Verde, conforme definido durante reunião realizada nesta quinta-feira (11), com o presidente do Cipem e com a engenheira florestal e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)-Belém, Gracialda Costa Ferreira. Com os treinamentos, os técnicos terão domínio das ferramentas botânicas disponíveis para proceder a determinação científica correta das espécies existentes nas florestas manejadas. O próximo treinamento está previsto para ocorrer em outubro deste ano. Em 2025, as capacitações serão retomadas, nos meses de fevereiro e junho. 

Com duração de 70 horas, o curso é dividido em 3 submódulos e se destina a profissionais que atuam nos inventários florestais das empresas que estarão contribuindo com a realização do projeto “Espécies arbóreas mais comercializadas no Estado”, executado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) campus Alta Floresta, em parceria com o Cipem.