Conteúdos > Notícias

Ativos ambientais são destacados pelo Cipem durante evento jurídico em Cuiabá

Publicado em 25 de Julho de 2024
Ativos do manejo florestal sustentável foram apresentados pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) durante o 2° Encontro Multidisciplinar da Escola Superior da Advocacia Pública de Mato Grosso. O evento, organizado pela Escola Superior da Advocacia Pública, vinculada à Procuradoria-Geral do Estado (PGE), juntamente com a Escola Superior da Magistratura, foi realizado nessa quarta-feira (24), no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). O encontro reuniu representantes da área jurídica e dos setores produtivos para debater temas relevantes na atualidade e com repercussão judicial, como questões tributárias e ambientais. 

Presidente do Cipem, Ednei Blasius, detalhou durante a sua apresentação como funciona a atividade de base florestal, sua função na conservação da vegetação nativa e os desafios para aperfeiçoar as técnicas de identificação da madeira, reforçando a segurança na produção e comercialização de um produto mato-grossense sustentável, legal e rastreado. 

O procurador do Estado de Mato Grosso, Daniel Gomes, ressaltou a importância do evento para aprimorar os estudos jurídicos. "A realização deste evento é importante porque, usualmente, os estudos jurídicos são segmentados, resultando em uma visão muito especializada. O objetivo aqui é exatamente o oposto: proporcionar uma visão macro para que um profissional do Direito consiga transitar entre as diversas matérias com muito mais conteúdo," pontuou.

O subprocurador-geral de Defesa do Meio Ambiente, Davi Maia Castelo Branco Ferreira ressaltou a contribuição do manejo florestal sustentável na manutenção da floresta e a possibilidade de aliar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. "Hoje, entendemos que o manejo florestal sustentável é uma ferramenta muito importante na gestão do meio ambiente do Estado de Mato Grosso", arrematou.