Conteúdos > Notícias

Sexta Reunião de Diretoria informa sobre conclusão de processo de integração de Sistemas Sisflora (Sema/MT) e Sinaflor (Ibama)

Publicado em 30 de Agosto de 2021
Realizada em 26 de agosto, a Sexta Reunião de Diretoria do CIPEM ocorreu de forma presencial, no Auditório João Nicolau Petroni “Plenarinho”, localizado na Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (FIEMT). Participaram do encontro os presidentes e executivos dos Sindicatos associados ao Cipem, além de representantes do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal e convidados.

Dentre as pautas setoriais discutidas, destacam-se as atualizações sobre a integração entre os sistemas Sisflora (Sema/MT) e Sinaflor (Ibama); a implementação do novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais Sisflora 2.0 e ainda, acompanhamento das próximas etapas do Programa em desenvolvimento pelo Observatório da Indústria (FIEMT) juntamente com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Por fim, foi apresentada uma importante agenda de divulgação da sustentabilidade do manejo Florestal representada pela edificação de um estande construído com madeira nativa e que será uma das mais aconchegantes atrações da Mostra “CASACOR” em Brasília de outubro a dezembro 2021 que abordará em sua programação eventos com embaixadas internacionais: Americana, Chinesa e Mexicana.

De acordo com informe enviado pela Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, que não pôde comparecer, a integração entre os sistemas Sisflora e Sinaflor foi completada e, inclusive reconhecida pelo Ibama. Dessa forma, após sanadas as últimas conferências, serão iniciadas as tratativas do sistema de rastreabilidade. Outro importante avanço para assegurar a transparência dos procedimentos que envolvem o setor de base florestal é a implementação do Sisflora 2.0 prevista para setembro de 2021.

Em relação a agenda com a FIEMT, Pedro Maximo, coordenador do Observatório da Indústria atualizou os presentes a respeito do progresso do Programa UNIDO/Page. O objetivo central do projeto é o de fornecer valiosas informações pertinentes ao setor, reunindo dimensões ambientais, sociais, econômicas e institucionais

Nesse sentido, a etapa atual do Programa visa gerar um indicador de sustentabilidade. Para isso, serão distribuídos cerca de 200 questionários aos empresários lotados nas bases do Sindicatos.

É válido frisar que o Cipem faz o acompanhamento integralmente da demanda, bem como participou ativamente das etapas anteriores com o fornecimento de informações e resultados, com destaque inclusive, em rodadas de discussão com autoridades governamentais.

Destacando os eventos durante a realização da mostra “CASACOR 2021”, a economista e consultora em desenvolvimento de mercados Rosemeire Cristina dos Santos apresentou roteiro sobre o plano de ação e estratégias pertinentes a agenda.

A Comissão Especial do acompanhamento da construção da nova sede do Cipem discorreu sobre a relevância de uma edificação em madeira engenheirada para que a sociedade conheça o potencial construtivo a partir da madeira nativa e suas soluções tecnológicas futuristas.

Ao final da reunião, Rafael Mason, presidente reeleito, informou sobre a cerimônia de posse da nova diretoria realizada no Buffet Leila Malouf a partir das 20h com as ilustres presenças dos associados, Gustavo de Oliveira, presidente da FIEMT e de autoridades do Executivo e Legislativo Estadual como a de Mauro Mendes, governador do Estado de Mato Grosso, Dilmar Dal Bosco, Carlos Avallone dentre outras.

 

Texto por Giovana Giraldelli