Conteúdos > Notícias

Sema, Cipem, Corpo de Bombeiros e outras entidades cooperam em confecção e doação de mais de 1000 abafadores ecológicos

Publicado em 03 de Junho de 2021
Junto a entidades dos setores público e privado, o Cipem integra um projeto que fornecerá mais de 1000 (mil) Abafadores Sustentáveis Ecológicos ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM/MT). Os equipamentos deverão ser utilizados para auxiliar na execução de atividades relacionadas ao controle e ao combate de incêndios florestais, em todo o Estado de Mato Grosso. Encabeçam o projeto: a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM/MT), o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural, o Sindicato Rural e o Sistema Penitenciário de Mato Grosso.

Além de ecológicos, os Abafadores desenvolvidos conferem excelente qualidade devido sua composição utilizar materiais de alta performance. A ferramenta que consiste em uma lâmina de borracha firmada a um cabo de madeira não termocondutor, sendo este segundo material fornecido pelo Cipem, que é referência nacional na organização da oferta de produtos florestais com garantia de origem, advindos do Manejo Florestal Sustentável, por meio de seus associados. Desse modo, a eficácia da extinção das chamas é potencializada e consequentemente, a conservação ambiental também.

Outro ponto que vale destacar é que a participação de diversos setores no projeto, permite que a conservação aconteça em maior escala. Nesse sentido, o Cipem entende que a união entre as entidades não somente promove benefícios ao meio ambiente, como também ao Estado, como um todo. Com maiores recursos e equipamentos eficazes, os bombeiros garantem, por exemplo, maior proteção às propriedades rurais, assegurando a continuidade das atividades desenvolvidas regionalmente.

Por fim, o Cipem reforça o compromisso com a conservação ambiental aliada ao desenvolvimento de Mato Grosso.

“Realizaremos, portanto, o acompanhamento integral das etapas do Projeto. Acreditamos que a aproximação com o Setor Público Estadual é peça-chave para a ampliação desses conceitos e apoiamos futuras colaborações que como esta, tragam melhorias para a agenda Ambiental, essa iniciativa contou também com o apoio do Sindusmad/Sinop” afirmou Rafael Mason, presidente do Cipem.