Conteúdos > Notícias

Oportunidade de negócios com gestora de energia renovável e apoio ao BEA - CBM são destaques da 5ª Reunião de Diretoria

Publicado em 05 de Julho de 2022
Com realização na última quinta-feira de junho, a Quinta Reunião de Diretoria do Cipem conduziu a discussão de importantes assuntos relacionados ao setor de base florestal, dentre esses, destacam-se a oportunidade de negócios com a Enersim e a homenagem aos apoiadores do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso.

Visando a possibilidade de firmar uma proveitosa parceria entre o setor florestal e o segmento de energia elétrica, o presidente do Sindenergia Tiago Vianna, apresentou durante a agenda, a Enersim – empresa dedicada à gestão de energia elétrica renovável produzida por usinas fotovoltaicas, hidrelétricas e de biomassa localizadas em Mato Grosso.

De acordo com Vianna, a Enersim realiza o intermédio entre os empreendimentos produtores desta energia renovável e o consumidor final, de modo a oportunizar negócios à primeira parte e, uma economia média de 20% na conta de luz de empresas e residências consorciadas. Na ocasião, foi aberto espaço para exaurir as dúvidas dos diretores.

Nesse sentido, o dirigente do Cipem, Rafael Mason, apontou a relevância de se realizar um levantamento a fim de compreender o histórico de consumo e produção energética pelos empreendimentos florestais da base dos sindicatos. “A proposta fomenta sustentabilidade e tecnologia, que são vertentes reconhecidamente importantes para o Cipem, enquanto entidade representativa do setor florestal”, avaliou Mason.

Outra pauta debatida tratou do reconhecimento ao apoio financeiro prestado ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM/MT) para a construção da nova sede do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), localizado na capital mato-grossense e que atuará no combate aos incêndios florestais em todo o Estado.

Mason explicou que o Corpo de Bombeiros Militar terá fixado em seu novo espaço, um painel com o nome do Cipem e das demais entidades apoiadoras do BEA, de modo a homenagear aqueles que viabilizaram a construção de uma estrutura que desempenhará um importante papel na proteção das florestas.

“Nos orgulhamos em buscar sempre, medidas que fomentam melhorias à Agenda Ambiental”, salientou o presidente do Cipem.

Ao final da agenda, foi dedicado espaço para as principais reivindicações dos Sindicatos e para a prestação de contas.