Conteúdos > Notícias

Oitava Reunião de Diretoria é realizada em Brasília e traz diretrizes para 2022

Publicado em 14 de Dezembro de 2021
Realizada durante a tarde de 24 de novembro (quarta-feira), a Oitava Reunião de Diretoria do Cipem de 2021, última do ano, foi sediada no Espaço CasaCor Brasília.

Dentre os assuntos discutidos, destacam-se os encaminhamentos do Living Forest, as atualizações das agendas conduzidas conjuntamente com o Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), a premiação internacional recebida em Londres, o Green Apple, bem como as principais pautas que nortearão as demandas do setor em 2022.

Com realização no período matutino, no Espaço CasaCor Brasília, o Living Forest consistiu-se em uma importante agenda que teve como principal objetivo fomentar para o mercado externo os produtos florestais com origem no Manejo Florestal Sustentável (MFS) do Estado de Mato Grosso.

Sobre o evento, Rafael Mason, presidente do Cipem, afirmou que foi um sucesso e que o Cipem fará o completo acompanhamento dos encaminhamentos. “Tivemos como público-alvo as embaixadas internacionais dos Estados Unidos, México e a União Europeia, além de representantes dos Ministérios do Meio Ambiente, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e de Relações Exteriores. Podemos afirmar que o Living Forest foi muito bem-sucedido em disseminar ao mundo, a qualidade e sustentabilidade da madeira nativa amazônica”, declarou.

Nesse sentido, a participação das autoridades ambientais, Sema-MT e Ibama, permitiu além da reafirmação da eficiência do controle da atividade florestal, maior confiabilidade e aproximação com os representantes internacionais.

Outros assuntos debatidos trataram da atualização do Estudo de MFS do Ipê e da integração de sistemas Simlam e Sisflora 2.0 (Sema/MT), e Sinaflor (Ibama). De acordo com Mason, bons frutos já estão sendo colhidos após a conclusão do processo de integração. Além disso, de acordo com as informações apresentadas, a previsão é de que em fevereiro de 2022, o relatório final referente ao Estudo seja protocolizado.

A pauta seguinte foi conduzida por Gleisson Tagliari, diretor do Cipem, que marcou presença na prestigiada premiação internacional Green Apple Awards, sediada em Londres – Inglaterra.

Em seu pronunciamento, o diretor parabenizou o Cipem pela grande conquista. A Entidade foi vencedora da categoria “Green Apple Environment” com um projeto estrutural inovador e inteiramente construído em madeira nativa.

Além do troféu, o Cipem também recebeu o título de Embaixador do Mundo Verde, que reconhece pessoas e instituições que se dedicam a boas práticas ambientais. Com isso, o Cipem passa a ser referência nesse quesito perante o mundo.

 

Texto por: Giovana Giraldelli