Conteúdos > Notícias

O Elo entre o Manejo Florestal Sustentável e o Sequestro de Carbono

Publicado em 24 de Março de 2021
Entenda de que forma esta importante atividade econômica, com respeito ambiental e social,  contribui para uma maior absorção de gás carbônico (CO2) atmosférico

à Contextualização

O PLANETA TERRA é um local especial com características perfeitas para o desenvolvimento de vida em abundância.

Em reportagem publicada pela National Geographic Portugal intitulada  “13 Condições que permitem a vida na Terra” os autores Manuel Canales, Matthew Chwastyk e Eve Conant apresentam uma síntese sobre os principais fatores que permitem a vida em nosso planeta, sendo eles: 1. O planeta recicla carbono, substância necessária à vida, 2. A camada de ozônio que bloqueia os raios nocivos; 3. Uma Lua para estabilizar as oscilações do nosso eixo; 4. Superfícies diversificadas suportam muitas formas de vida; 5. O campo magnético desvia as tempestades solares; 6. A distância certa do Sol; 7. Uma distância segura dos gigantes gasosos; 8. O Sol é uma estrela estável e duradoura; 9. Os ingredientes certos para alojar um núcleo dinâmico; 10. Planetas gigantes que nos protegem à distância; 11. O nosso Sol protege-nos dos detritos galácticos; 12. O trajeto galáctico mantém-nos livres de perigo; e 13. Uma localização distante de multidões de estrelas. Sendo citado ainda pelos autores acima que a TERRA ocupa uma posição ideal no Sistema Solar, resultado de cerca de 4.600 milhões de construção cósmica, fervilhando múltiplas vidas graças a um conjunto fortuito de condições, como composição química ideal e distância segura face ao buraco negro localizado no coração da nossa galáxia.

O CONJUNTO DE FATORES que permitem vida no PLANETA TERRA, será tratado neste texto que demonstra e fortifica o “Elo entre o Manejo Florestal Sustentável e o Sequestro de Carbono”, já que está em consonância com o primeiro fator apresentado pelos autores já citados de que: “O planeta recicla carbono, substância necessária à vida”. E assim é importante informar que o Manejo Florestal é um também responsável pela reciclagem de carbono.

Alguns outros pontos serão apresentados a seguir para embasar a discussão proposta como: O CLIMA NO PLANETA TERRA,  A ATMOSFERA,  A RADIAÇÃO SOLAR E A FOTOSSÍNTESE.

O CLIMA NO PLANETA TERRA é determinado por uma série de fatores, internos e externos, e é o resultado de uma complexa interação entre atmosfera, hidrosfera, biosfera, criosfera e superfície terrestre, onde todos são afetados pela quantidade de radiação solar recebida.

A ATMOSFERA é uma camada de ar que envolve a superfície terrestre, formada pela mistura de gases, partículas e vapor d’água. O Dióxido de Carbono (CO2) é um desses gases, e interfere significativamente para os fenômenos meteorológicos e para a vida no planeta.

A RADIAÇÃO SOLAR penetra a atmosfera, onde uma parte é absorvida e outra é refletida e devolvida ao espaço. No entanto, durante esse trajeto, a radiação, na forma de calor, encontra dificuldades em retornar ao espaço, pois é absorvida por gases, como por exemplo, o CO2. Isto resulta em um aquecimento da atmosfera terrestre, pelo aumento da temperatura do ar, ocasionando o chamado “efeito estufa”.

O EFEITO ESTUFA é um fenômeno natural, que regula a temperatura da atmosfera terrestre e permite que existam as formas de vida como a conhecemos. O problema ocorre quando há um desequilíbrio entre a capacidade de absorção e de emissão dessa radiação, pelo excesso de Gases do Efeito Estufa (GEE) presentes na atmosfera. É importante ressaltar que existem outros GEE, porém o CO2 é o mais significativo nesse quesito.

A FOTOSSÍNTESE é o processo pelo qual as plantas absorvem o CO2 da atmosfera, onde uma parte é utilizada para a própria manutenção da planta, em sua respiração autotrófica que também libera uma pequena quantidade de CO2, e outra parte é absorvida e fará parte da composição de folhas, galhos, troncos e raízes. Isto é, o CO2 passa a fazer parte do organismo das plantas, podendo ser devolvido ao espaço tanto pela mortalidade natural, quanto por ocasião de queimadas.

à Entender esta dinâmica auxiliará na compreensão de como o Manejo Florestal Sustentável pode ser usado como uma importante ferramenta no sequestro de CO2 atmosférico.

O MANEJO FLORESTAL SUSTENTÁVEL é um modelo de negócio ecologicamente sustentável para a floresta Amazônica, tendo em vista que são colhidas somente as árvores maduras, responsáveis por cerca de 12% da cobertura florestal de uma área manejada. Ou seja, permanecem de pé 88% das árvores, bem como se mantém a biodiversidade da vegetação e da fauna.

Além disso, esta área manejada ficará intocada por cerca de 25 a 35 anos, para que ocorra o processo de REGENERAÇÃO NATURAL onde, devido à abertura de clareiras pela retirada das árvores maduras, as árvores mais jovens receberão maior incidência solar e, por consequência, absorverão mais CO2 em seus processos fotossintéticos. É importante lembrar que as árvores jovens sequestram mais carbono atmosférico devido à alta demanda necessária para seu desenvolvimento, porém estocam menos carbono em comparação às árvores maduras, que são capazes de estocar grandes volumes de carbono em sua biomassa ao longo do tempo.

Por conta desse ESTOQUE DE CARBONO, quando as árvores maduras são colhidas para uso da madeira, o carbono permanece aprovisionado por tempo indeterminado. Caso esta árvore continuasse na floresta, certamente chegaria o momento em que morreria e se tornaria uma fonte de emissão de carbono. Com isso, além de o manejo florestal reproduzir um ciclo que já acontece na natureza, porém de forma mais acelerada, ainda evita que o carbono seja devolvido para a atmosfera.

A MADEIRA É UM RECURSO NATURAL RENOVÁVEL que é utilizado para as mais diversas finalidades. Ela está presente na construção civil, seja na parte estrutural quanto de acabamento e decoração, no setor moveleiro, fabricação de instrumentos musicais, de ferramentas, painéis, entre inúmeros outros. Com isto é nítida a importância da produção madeireira e sua relevância para a população de maneira geral.

Um instrumento indispensável para assegurar que a madeira e seus produtos estão de acordo com tudo o que foi relatado acima, está nas mãos dos consumidores, quando exigem o DOF (Documento de Origem Florestal) e a Guia Florestal (em Mato Grosso), ao adquirir quaisquer produtos e subprodutos de madeira. Clique aqui e saiba mais sobre o DOF.

O compromisso do Manejo Florestal vai muito além da atividade econômica e busca incessantemente o desenvolvimento pautado na responsabilidade social e o respeito ambiental. É uma atividade que suporta a perpetuação do Planeta Terra, já que esta naturalmente possui mecanismos para manter seus ciclos em pleno funcionamento, caso seu limite de resiliência não seja comprometido.

Por isso a missão da humanidade é adequar a produção com a capacidade de recuperação e resiliência desses mecanismos. O Manejo Florestal Sustentável tem como alicerce principal a busca pelo EQUILÍBRIO ENTRE A PRODUÇÃO E A CONSERVAÇÃO das florestas.

Finalizando, citando Dalai Lama, “A destruição da natureza e das populações de animais selvagens é resultado da ignorância, ganância e falta de respeito pelas coisas vivas da Terra. Nossas ações afetam outras pessoas. Nós, seres humanos, somos a única espécie com o poder de destruir o mundo natural como o conhecemos. No entanto, se temos essa capacidade de destruição, também temos a capacidade de proteger a vida selvagem e o meio ambiente - temos uma responsabilidade urgente de fazê-lo.

Dessa forma, podemos concluir que o Manejo Florestal e os atores nele envolvidos, além de cumprirem o seu papel social, econômico e ambiental de forma responsável, desempenham importante papel, tendo em vista o desenvolvimento sustentável, tendo como foco o respeito primordial que o nosso planeta espera de nós, inclusive no que se refere à redução das emissões de gases de efeito estufa e à captura de carbono.

 

 

REFERÊNCIAS

CANALES, Manuel;  CHWASTYK , Matthew  e  CONANT, Eve.  13 Condições que permitem a vida na Terra. National Geographic Portugal . Acesso em: 10 de fevereiro de 2021.  Disponível em : <https://nationalgeographic.sapo.pt/ciencia/actualidade/1759-13-condicoes-que-permitem-a-vida-na-terra>

DALAI LAMA. Uma Abordagem Ética da Proteção Ambiental. Acesso em: 10 de fevereiro de 2021.  Disponível em: <https://www.dalailama.com>