Conteúdos > Notícias

Mapeamento de brigadas de incêndio auxiliará setor de base florestal em situações de risco

Publicado em 27 de Abril de 2021
Em reunião remota realizada sexta-feira (16.04), o Instituto Centro Vida (ICV) apresentou ao Cipem, nova demanda importante por levantamento de brigadas de incêndio no Estado de Mato Grosso. De acordo com o engenheiro florestal Marcondes Coelho, analista de Gestão Ambiental e Políticas Públicas do ICV, o Instituto planeja mapear as brigadas existentes em nível estadual. Para a coleta, foram solicitados dados sobre as atividades de prevenção e combate aos incêndios nas regiões de Manejo Florestal.

O diretor executivo do Cipem, Valdinei Bento dos Santos, informou que por meio dos Planos de Manejo Florestal Sustentável, são realizados, regularmente, investimentos em aceiros e há disponibilidade de tanques de água em localidades estratégicas durante a colheita. A eficácia das medidas é comprovada com base no cruzamento de informações obtidas da Sema/MT e do Ibama, o qual apontou que as áreas de Manejo Florestal não foram atingidas por incêndios nos últimos anos, inclusive em 2020, período em que o país registrou em outras áreas níveis alarmantes de incêndio.

Valdinei afirmou ainda que o especialista deste setor, o Coronel Barroso, sempre corrobora com todas as iniciativas de prevenção e combate aos incêndios florestais e que, certamente, apoiará a equipe do ICV com maiores informações. O Cipem também contribuirá com o novo levantamento em grandes áreas, como as conceituadas Fazendas: Sinopema, localizada em Sinop e a Florestal Santa Maria, em Colniza, além das demais áreas manejadas no Estado. Ambas as fazendas possuem mais de 50 mil hectares de florestas manejadas e podem dispor de agentes e equipamentos qualificados e pessoal devidamente capacitado para agir em situações de riscos de queimadas.

O ICV se comprometeu a compartilhar o mapeamento das brigadas com o Cipem. As informações compartilhadas poderão auxiliar a atualização das bases do setor produtivo florestal e, em caso de riscos, as empresas poderão buscar apoio com as brigadas disponíveis na região.

Sobre o ICV

O ICV é uma organização sem fins lucrativos sediada em Mato Grosso, que desenvolve estudos e constrói soluções compartilhadas para sustentabilidade do uso da terra e dos recursos naturais.

Sobre o Cipem

O Cipem é uma entidade representativa do Setor de Base Florestal, resultado da união de oito Sindicatos Empresariais de Mato Grosso, que tem como objetivo incentivar a produtividade e o consumo consciente da madeira, pelo respeito a legislação vigente e ao meio ambiente.

 

Texto: Giovana Giraldelli