Conteúdos > Notícias

Inovações à gestão dos recursos florestais é apresentada a diplomatas

Publicado em 27 de Maio de 2022
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) por meio de palestras ministradas no evento “Sistemas Federais de Gestão Florestal – procedimentos e controles” apresentou os principais avanços normativos, técnicos e de ferramentas de controle relacionados à cadeia produtiva sustentável de produtos florestais de origem nativa. 

A agenda que teve como público-alvo representações diplomáticas de diversos países, abordou com profundidade temas como: as técnicas de impacto reduzido empregadas por meio dos Planos de Manejo Florestal Sustentável (PMFS); controles de rastreabilidade dos produtos florestais por meio dos sistemas federais Plataforma Pau-Brasil, Sinaflor + e DOF + Rastreabilidade, com ênfase no funcionamento dos Painéis Analíticos da Gestão Madeireira.

Nesse ínterim, o evento trouxe importante contribuição para o debate em torno da produção legal de madeira, especialmente no que tange à segurança e garantia da origem dos produtos oriundos de áreas de manejo florestal. 

Houveram apresentações mostrando a cadeia de custodia da madeira e os mecanismos de controle. Dentre outros, Rafael Freire de Macêdo, coordenador-geral do Uso da Biodiversidade e Comércio Exterior (CGMoc) do Ibama,  Ramiro Hofmeister de Almeida Martins Costa, da coordenação de uso sustentável da florestal explanaram desde o arcabouço legal que rege o Manejo Florestal Sustentável (MFS), da rastreabilidade dos produtos florestais dentro do novo sistema em implementação, perpassando os manuais que orientam o trabalho técnico de controle realizado pelo Órgão até as diretrizes da destacável atividade econômica. 

Para o diretor da Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo), João Pessoa Riograndense, “o diálogo próximo aos representantes diplomáticos dos principais países importadores dos produtos florestais de origem nativa não só permite uma construção institucional entre o Ibama e autoridades ambientais internacionais, como também trazer maior compreensão quanto aos processos autorizativos baseados em controles e auditorias bem consolidadas pela autarquia”.

O presidente do CIPEM, Rafael Mason, destacou que o debate proporcionado possibilitou a elucidação de diversos pontos relacionados à sustentabilidade atividade florestal e a importância da conservação da Amazônia. 

“A agenda apresentou a realidade do Manejo Florestal no contexto nacional, de modo a esclarecer às embaixadas convidadas e à sociedade como um todo, que a produção florestal brasileira possui mecanismos de controle sofisticados,  inexistentes na maior parte dos países do mundo”.

Para assistir às palestras na íntegra, acesse o canal oficial do Ibama no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=BlMzlTv-Css. Clique aqui e leia o Manual do Usuário - Painéis Analíticos da Gestão Madeireira.