Conteúdos > Notícias

Evento Produção Florestal em Evidência apresenta procedimentos e benefícios do Manejo Florestal Sustentável a produtores rurais de Mato Grosso

Publicado em 02 de Setembro de 2021
O Sindicato dos Madeireiros de Sorriso – Simas, com o apoio do Cipem, realizou em 1º de setembro, no auditório do Sindicato Rural de Sorriso, o evento “Produção Florestal em Evidência”, com o objetivo de difundir o desenvolvimento do Manejo Florestal Sustentável (MFS) em áreas de Reserva Legal localizadas na região Norte do Estado de Mato Grosso.

O evento teve como público-alvo os produtores rurais que têm interesse em potencializar suas receitas a partir da utilização sustentável de suas reservas legais, com o desenvolvimento do Manejo Florestal, uma atividade que além de ser economicamente viável e consonante às leis vigentes, é socialmente justa e prima pelo atendimento aos pilares da sustentabilidade, permitindo que a produção florestal ocorra em pleno equilíbrio com a natureza.

As apresentações enfatizaram a abordagem de aspectos relacionados à produção e comercialização de madeira nativa, bem como as perspectivas do setor e projeções de mercado. Conduziram as apresentações o vice-presidente do Simas e diretor do Cipem, Flávio Salino Moreira, o diretor-executivo do Cipem, Valdinei Bento dos Santos, e o executivo do Simas Evaldo Oestreich.

Além disso, todos os processos de tramitação foram abordados, o que permitiu aos participantes, a construção de um panorama completo do Manejo Florestal Sustentável, com acesso a informações pertinentes como dados de ocorrência das principais espécies florestais com origem em municípios do norte mato-grossense e o valor médio de investimentos.

A Secretária de Estado de Meio Ambiente - Sema/MT, Mauren Lazzaretti integrou o grupo de palestrantes e apresentou a Política Florestal de Mato Grosso, frisando os avanços do setor de base florestal, dentre eles, os procedimentos de controle da cadeia produtiva da madeira no Estado, prazo de análise processual e a perspectiva de crescimento do MFS no Estado nos próximos anos.

Atualmente, Mato Grosso possui 4,7 milhões de hectares em áreas de Manejo Florestal e a proposta delineada pelo Governo do Estado é a de aumentar áreas manejadas para 6 milhões de hectares até o ano de 2030.

Sobre o evento, Valdinei Bento dos Santos pontuou que foi bastante produtivo e oportunizou aos participantes o conhecimento de todos os procedimentos e benefícios envoltos ao Manejo Florestal.

“Como fruto da parceria entre os setores de base florestal e o rural, o evento contribuiu com a disseminação de informações valiosas a respeito do Manejo Florestal Sustentável e apresentou a atividade como uma alternativa muito vantajosa ao produtor rural que deseja agregar valor aos produtos de suas reservas”, declarou Valdinei.

Ao final do encontro, os participantes demonstraram muito interesse pelo assunto e participaram ativamente do debate buscando esclarecimento de dúvidas.

Marcaram presença no evento autoridades dos poderes legislativo e executivo Municipal, produtores rurais, empresários do setor de base florestal, engenheiros florestais, profissionais da arquitetura, entre outros.

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso Silvano Filipetto, pontuou a importância do evento por trazer esclarecimentos em relação ao potencial das propriedades rurais mantendo o equilíbrio com a conservação ambiental.

Produção Florestal em Evidência

O Simas desenvolveu o projeto “Produção Florestal em Evidência” com total apoio do Cipem e da Sema/MT. Desde julho, a agenda recebeu apontamentos e melhorias em seu planejamento, de modo que parcerias com o Sindicato Rural de Sorriso e com Sindicato Rural de Nova Ubiratã fossem firmadas e as metas, estrategicamente delineadas.

Dentre as ações promovidas pelo projeto, houve a produção de materiais informativos cujo intuito foi o de veicular amplamente na mídia.

Clique aqui e assista o vídeo

 

Texto por: Giovana Giraldelli