Conteúdos > Notícias

Encontro de Executivos do Setor de Base Florestal de 2021 – “Conhecimento que gera desenvolvimento” premia melhores gestões sindicais e encaminha novas estratégias ao setor

Publicado em 30 de Abril de 2021
O Encontro de Executivos do Setor de base Florestal de Mato Grosso (ENESF) de 2021 foi realizado nos dias 27, 28 e 29 de abril, no Hotel Taiamã, em que foram apresentados os temas Tributário, Fiscalização Ambiental e Melhoria no Atendimento respectivamente. Os três dias de Encontro proporcionaram a capacitação dos executivos sindicais ampliando conhecimento e fortalecendo a integração, conforme foi proposto pelo tema “Conhecimento que gera Desenvolvimento”. Participaram os executivos do Sindusmad, Simenorte, Sindinorte, Simava, Sindilam, Simas e Simno e do Cipem.

A abertura do ENESF 2021 foi conduzida pelo presidente do Cipem, Rafael Mason, que agradeceu a presença de todos e discursou sobre a relevância do evento: “A programação se baseou nas necessidades e dificuldades do setor. Levem o aprendizado à sua rotina de atividades”.

Após o discurso de abertura, Valdinei Bento dos Santos, diretor-executivo do Cipem, complementou sobre a programação, anunciando que esta edição contou com novidades: palestras de aperfeiçoamento comportamental a premiação às melhores gestões sindicais. Sob os critérios de: atendimento às demandas; prestação de contas e cumprimento de prazos; quantidade de empresas associadas e participação no evento, Valdinei anunciou a entrega de troféus às três melhores gestões sindicais ao final do terceiro dia do Encontro. De acordo com Rafael, a premiação visa incentivar os grupos sindicais a aperfeiçoar a gestão: “É uma forma de estimular os executivos a buscarem destaque, sem criar rivalidade”, afirmou.

A programação do primeiro dia, que contemplou o tema tributário, contou com duas palestras: uma com o intuito de sanar dúvidas tributárias, ministrada pelo Dr. José Lombardi, advogado especialista em Direito Tributário e Consultor da FIEMT e, a segunda, voltada à disponibilização de dados relevantes ao Setor, conduzida por Pedro Máximo, coordenador do Observatório da Indústria da FIEMT.

O Dr. Lombardi explicou sobre os sistemas Simples Nacional, Prodeic e demais documentos relacionados ao faturamento empresarial e o Sr. Maximo, apontou que, informações como geração de empregos e de renda podem, inclusive, atrair parceiros e investimentos ao Setor.

Para ampliar os cuidados com a saúde, a programação incluiu também exercícios de ginástica laboral aos executivos.

Jorge Domingues da Costa, executivo do Simno, que participou pela primeira vez do Encontro de Executivos este ano, considera de extrema importância a atualização dos temas pertinentes ao Setor. “O evento proporciona um nível excelente de conhecimento, o que permite converter em melhor atendimento às demandas”, pontuou o executivo. Outro participante, Felliphe Marinho, executivo do Sindusmad, afirmou que conhecer o portal apresentado pelo Sr. Pedro Máximo além de interessante, é também muito útil para nortear os próximos passos dos Sindicatos e do Cipem.

O encerramento das atividades do primeiro dia foi acompanhado por uma dinâmica que premiou a executiva do Simava, Arieli Raulino, por captar o recado transmitido: “Transforme cada desafio em oportunidades de aprendizado e crescimento”. A vencedora foi premiada com uma caixa de chocolates da Kopenhagen.

O segundo dia, com os temas: Reposição Florestal, Plano de Suprimento Sustentável (PSS), Fiscalização e Melhoria no Atendimento, recebeu Suely Bertoldi, Superintendente de Gestão Florestal da Sema/MT e também os representantes do Ibama Gibson Costa Junior (Superintendente) e Allan Valezi Jordani (chefe de divisão técnico-ambiental).

Suely trouxe ainda breve atualização a respeito da implantação do Sistema Sisflora 2.0 e quais mudanças ele trará, e, também, sobre a integração do Sistema Nacional de Controle dos Produtos Florestais (Sinaflor - Ibama) e o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora-Sema/MT) juntamente com o Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlam-Sema/MT).

A próxima pauta foi de palestra dos representantes do Ibama, que inauguraram nesta edição, a participação do Órgão Federal Ambiental no Encontro de Executivos do Setor de base Florestal. A presença dos representantes trouxe, além da aproximação entre o setor produtivo e o serviço de fiscalização, a resposta para diversos questionamentos dos associados. Na oportunidade, os convidados explicaram sobre a atividade fiscal realizada pelo Órgão, especialmente sobre os eventuais bloqueios dos empreendimentos. Os encaminhamentos propostos serão acompanhados pelo Cipem.

O segundo dia também contou com duas apresentações do especialista em coaching sistêmico, Breno Isernhagen, da empresa especializada em treinamentos comportamentais: Sem mais Desculpas. O primeiro tema, “Comunicação de Alto Impacto”, buscou evidenciar a importância da comunicação efetiva e, também, sobre como ela reduz conflitos. “A comunicação efetiva não só evita, como também, resolve problemas”, afirmou Breno.

O próximo tema foi “Gestão de Tempo” e objetivou, nas palavras de Breno “injetar produtividade e propósito de vida ao cotidiano da equipe”. Os executivos elogiaram a didática e opinaram que o conteúdo forneceu uma dose considerável de motivação. Os resultados pretendidos com a palestra foi o de excelência na execução de trabalhos, otimização de tempo, com menos retrabalho e melhor clima organizacional.

No último dia de evento, o palestrante e especialista Aly Baddauhy Jr, também do Sem mais Desculpas, realizou o treinamento sobre Atitude. Para Aly, a Atitude é a chave para o sucesso e, ela não se manifesta apenas em ações, pois tem origem na forma de pensar. “A técnica é importante, mas a Atitude é determinante”, disse.

Após o treinamento, Valdinei, em nome do Cipem, conduziu o encerramento do Encontro de Executivos do Setor de base Florestal de 2021, onde agradeceu a participação de todos. “O aprendizado não termina aqui, o importante é dar continuidade e levar o conhecimento a diante”. Além disso, reforçou que todos os encaminhamentos do evento também deverão ser acompanhados pelos executivos.

Para a cerimônia de encerramento, Valdinei reuniu todos os executivos para a entrega das certificações e também, a tão esperada premiação às melhores gestões sindicais. Foram vencedores os três sindicatos que melhor atenderam aos 5 critérios avaliativos – (1) atendimento às demandas; (2) prestação de contas e cumprimento de prazos; (3) e (4) quantidade de empresas associadas e (5) participação no evento – e somou a maior entre 0 e 100. Com 95 pontos, o primeiro colocado foi o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), em segundo lugar ficou o Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte) com 69 pontos e, em terceiro, com 68 pontos, o Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio Norte do Estado de Mato Grosso (Sindinorte).

Todos os executivos que estiveram presentes nos três dias de ENESF 2021 receberam os certificados que totalizaram 18 horas de integral dedicação à capacitação.

É válido pontuar que as medidas sanitárias e de biossegurança foram seguidas à risca.

Sobre o ENESF

O Encontro de Executivos do Setor de Base Florestal (ENESF) é um evento e idealizado pelo Cipem, em parceria com os Sindicatos associados. Anualmente, desde 2012, a capacitação busca melhorar o atendimento ao empresário associado e ampliar o conhecimento dos Executivos Sindicais com foco na excelência em atendimento às demandas apresentadas.

A nova edição está previamente agendada para os dias 01, 02 e 03 de Dezembro.

Confira a seguir a Galeria de Fotos - ENESF 2021 e o Material de apoio

 

https://cipem.org.br/galeria-de-imagens-enesf-2021-1/

Material de apoio

Texto: Giovana Giraldelli