Conteúdos > Notícias

Em Rondônia o CCMAM delineia ações para 2016

Publicado em 10 de Maio de 2016
Com uma extensão de sete milhões de hectares e 40 unidades de conservação reunidas, o Mosaico da Amazônia Meridional (MAM), realizou nos dias 05 e 06 de abril, em Porto Velho - Rondônia, a 10ª reunião do conselho consultivo do CC-MAM. O objetivo foi traçar metas de atuação para os próximos dois anos de gestão.

O mosaico envolve áreas do Sul do Amazonas, Norte e Noroeste do Mato Grosso e Oeste de Rondônia – não por acaso, a região é conhecida como “Arco do Desmatamento” devido aos inúmeros problemas ambientais existentes na área, como queimadas, garimpo, grilagem, entre outros.

A presidente Lourdes Iarema, na pasta há 12 meses, expõe que um dos desafios da 10ª reunião é encontrar soluções para os entraves e ainda desmistificar o antagonismo que envolve a conservação. “Podemos aliar conservação a exploração econômica, sem prejudicar nem um dos lados”.

Dentre a pauta; Discutiu-se a participação efetiva e contínua dos conselheiros, regimento Interno - Plano de comunicação do MAM, planejamento estratégico anual do MAM. Destacou-se a abordagem do tema redução da área da reserva legal, Reserva Estadual Extrativista Guariba Roosevelt. Durante o evento o CC-MAM, redigiu uma carta onde declara-se contra a proposta de redução da área.

Para Valdinei Bento dos Santos, diretor executivo do Cipem o encontro foi produtivo. “Não apenas traçar metas, mas sim provocar o comprometimento dos presentes e o engajamento com os objetivos propostos. A produção deve ocorrer respeitando os recursos naturais, o foco do CCMAM vem de encontro a esses pressupostos. Organizar ações de educação ambiental, de proteção, monitoramento e demarcação, também fizeram parte do debate”, finaliza.