Conteúdos > Notícias

Diagnóstico florestal é apresentado em seminários pelo Estado

Publicado em 25 de Março de 2017
O Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável de Mato Grosso (PDFS/MT) teve seus primeiros resultados apresentados em um ciclo de seminários que percorreu municípios mato-grossenses, levando o atual cenário do segmento florestal do Estado e indicando as possíveis saídas para os entraves do segmento. Os eventos foram promovidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), CIPEM e entidades como a Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (AREFLORESTA), com apoio da Embrapa Agrossil-vipastoril.

O primeiro seminário aconteceu em Sinop, tendo continuidade em Juara, Cáceres, Cuiabá, Marcelândia e, por fim, em Querência.
O superintendente de Desenvolvimento Florestal da SEDEC, Juarez Pereira de Faria, apresentou os detalhes do PDFS/MT e apontou o diagnóstico comportamental do setor de florestas plantadas e nativas.

As particularidades das florestas nativas do Estado ficaram por conta do presidente do SINDUSMAD, Gleisson Omar Tagliari, em Sinop. Já João Carlos Baldasso, diretor administrativo do CIPEM, apresentou o tema em Cuiabá. Fausto Takezawa, presidente da Arefloresta, falou sobre florestas plantadas no ciclo de palestras.

O professor Rafael Ferreira Alfenas, da UFMT, levou às cidades o tema: “Como Contribuir para o setor de Florestas Plantadas de Mato Grosso'”. Finalizando os debates, o Banco do Brasil levou ao conhecimento dos participantes o Plano ABC: Linha de Financiamento.