Conteúdos > Notícias

Com projeto inovador em madeira nativa, Cipem é vencedor de prêmio internacional Green Apple Environment 2021

Publicado em 16 de Novembro de 2021
O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM) foi vencedor da honraria máxima atribuída pela renomada organização ambientalista internacional e sem fins lucrativos, a The Green Organisation.

O inovador projeto “Estruturas de Madeira Amazônica no Estande do Cipem”, construído inteiramente em madeira nativa com origem do manejo florestal sustentável, garantiu ao Cipem a primeira colocação para o prêmio “Maçã Verde” - Green Apple Environment 2021.

O prêmio Maçã Verde prima pelo reconhecimento das melhores iniciativas ambientais do planeta, recompensando anualmente o vencedor com um troféu e o certificado Green World Ambassador, além da possibilidade de integrar a embaixada da Organização, com direito a ampla difusão do projeto no Green Book, site oficial e em plataformas online como Amazon, dentre outras.

Nesse sentido, a importantíssima conquista reafirma o compromisso que o Cipem possui com a conservação da floresta nativa por meio da produção consciente, responsável e sustentável apoiada em práticas que respeitem a legislação e proporcionem harmonia com a natureza por meio do Manejo Florestal Sustentável, indispensável para o fornecimento de produtos florestais de excelente qualidade e de origem legal.

O destacável projeto arquitetônico totalizou 60 m² e teve como objetivo central realçar a elegância, sustentabilidade e aconchego característicos da madeira nativa, tendo como protagonista espécies nativas amazônicas típicas da região mato-grossense como o Roxinho, Caxeta, Tauari e Maçaranduba etc.

Para isso, Roberto Lecomte e Sheila Beatriz, profissionais por trás do desenvolvimento do projeto, utilizaram peças pré-fabricadas em madeira, dispensando o intermédio de ferragens e proporcionando assim, maior agilidade nos processos de montagem e desmontagem, além da baixíssima produção de resíduos.

O projeto assinado por Lecomte e Beatriz, sócios da empresa Casacerta Arquitetura Design & Construção, especializada em edificações em madeira nativa,  foi exibido pela primeira vez durante a 28ª edição da mostra da CASACOR em 2019, com o nome “Terraço Amazônia Cipem”.

A atração foi um grande sucesso e recebeu mais de 27 mil visitantes, que se encantaram com a versatilidade e sofisticação da madeira nativa.

Texto por: Giovana Giraldelli