Conteúdos > Notícias

Cipem participa de reunião de diretoria do Sindusmad em União do Sul

Publicado em 30 de Junho de 2022
Em meio a uma floresta nativa exuberante, cercada por madeira serrada e em chão batido foi realizada a 5ª reunião ordinária de diretoria do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), nesta última sexta-feira (24), no município de União do Sul, no pátio da empresa Ponto Certo Madeiras. Esta é a terceira reunião itinerante da atual gestão, e tinha como cenário a realidade de uma indústria madeireira, onde reuniu representantes do setor, do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (CIPEM) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) para discutir sobre as demandas atinentes ao segmento.

A reunião contou com a participação da maioria dos diretores e dos empresários associados do município, do diretor executivo do CIPEM, Valdinei Bento dos Santos, da Superintendente da Gestão Florestal da SEMA, Suely Bertoldi, da coordenadora do CC-SEMA, Tatiana Paula Marques de Arruda e da equipe da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para apresentar sobre o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) Mato Grosso.

Para o anfitrião Paulo Kerber, foi uma imensa satisfação receber a reunião em sua indústria.  “Estou muito feliz pelo comparecimento de quase toda a diretoria com a ausência justificada daqueles que estão viajando. Participei das outras reuniões realizadas nas empresas e acho muito interessante tirar o sindicato de dentro do sindicato. Essa iniciativa deveria manter, pelo menos, até passar por todos os municípios que têm diretores, e com certeza, vai trazer bons retornos para o Sindusmad”, ressaltou.

Para a superintendente da Gestão Florestal da SEMA, Suely Bertoldi, a participação do órgão nas reuniões é fundamental para levar as informações e interagir com os empresários locais. Dentre os assuntos abordados foi o período proibitivo de queimada, resolução da câmara técnica florestal, o reaproveitamento das madeiras curtas e projetos de manejo.
“Acho importante trazer a informação diretamente para o setor empresarial que fica no interior e desconhece muitos procedimentos que são realizados lá dentro da secretaria, além disso, demonstrar que trabalhamos para ajudar e a organizar, a SEMA é sempre parceira de quem quer fazer as coisas corretas. Quero agradecer essa parceria com o CIPEM e o Sindusmad”, informou.

Durante o pronunciamento da representante da SEMA, Suely apresentou números significativos para o setor. Neste primeiro semestre, a instituição já aprovou 237 Autex de projetos de manejo, o que representa 3.991 milhões de metros cúbicos.

“A minha equipe trabalha incansavelmente para dar resposta o mais rápido possível. Em relação ao projeto de manejo, estamos avançando a cada ano, pois, se fizer um comparativo de 2016 até hoje, é crescente o número de projetos aprovados anualmente. No início, o processo demorava de 2 a 3 anos para aprovar um projeto. Hoje, é possível aprová-lo com 40 ou 45 dias, dependendo da qualidade do projeto. A resposta rápida traz as pessoas para legalidade e a demora em analisar um projeto leva para a ilegalidade tanto no desmate quanto no manejo. Assim como o setor privado tem que ser eficiente, o setor público também precisa”, enfatizou.

Outro assunto muito relevante para o setor é a implementação do Sistema Sisflora 2.0, que está na iminência de ser lançado. Os participantes tiraram muitas dúvidas, principalmente quanto a sua aplicabilidade em diversas situações.

A coordenadora do CC-Sema, Tatiana Paula Marques de Arruda, explicou que em breve vai iniciar os treinamentos e que a SEMA é parceira para orientar e ajudar os empresários. “Tanto durante os testes, quanto na implantação do Sistema Sisflora 2.0, vamos trazer esse público externo para treinamentos e aqueles que não puderem se deslocar até Cuiabá terão a oportunidade de assistir todo o treinamento online. Estamos à disposição para tirar dúvidas, auxiliar da melhor forma possível. É importante essa integração, trazê-los para perto, para trabalhar de forma bem harmoniosa, com o desenvolvimento do sistema que está trazendo muito avanço tecnológico e principalmente segurança para toda a parte de comércio e transporte de madeira para o Estado de Mato Grosso”, destacou.

Para o diretor executivo do CIPEM, Valdinei Bento dos Santos, a instituição sempre prestigia a atuação dos sindicatos quanto os associados que comparecem aos eventos como este. “É imprescindível conhecer exatamente o que vem ocorrendo na área ambiental, sobretudo a florestal. O que mais nos motiva é que eles participam, colaboram, trazem devolutiva e levam demandas. O CIPEM viabiliza sempre a participação dos órgãos ambientais e de outros atores que têm relação direta com o setor produtivo Florestal. O CIPEM, sempre que for solicitado, tem a honra de participar, tem o compromisso com o setor e com a floresta e o presidente Rafael Mason sempre reforçou que precisamos participar de tudo que o setor solicitar, pois somos o esteio, a salvaguarda de quem produz corretamente”, destacou.

O diretor executivo também explicou que as empresas vão passar por fiscalização do Ministério do Trabalho para se adequarem visando atender as Normas Regulamentadoras de Saúde e Segurança do Trabalho. “O Setor de Base Florestal, sobretudo o madeireiro, em desdobro e marcenaria, principalmente na região sul do país, aumentou muito o número de acidentes no trabalho, inclusive alguns com morte. A gente sabe da importância que é manter o ambiente com as convenções coletivas devidas e também com os cuidados com a parte elétrica, iluminação, ruído, tudo isso para manter o ambiente profissional saudável para o trabalhador”, enfatizou.

Dentre os assuntos apresentados, o representante do CIPEM alertou os presentes que as espécies florestais de maior valor agregado, é o Ipê e o Cumaru, estão correndo risco de entrar na lista da Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites). “Se isso ocorrer, eles podem ser surpreendidos com a proibição, porém tem a bandeira em estoque e não poderão comercializar”, pontuou. Ele também anunciou que nos dias 13 e 14 de julho será realizado o Dia na Floresta que é divulgação do Manejo Florestal Sustentável para o Brasil e o mundo. “Esta é a terceira edição do Dia na Floresta, será um dia de campo para conhecer de maneira prática o Manejo Florestal. O participante vai conhecer desde a queda da árvore até o arraste e a identificação. A Inovação deste ano é que os participantes irão até uma indústria para ver aquela árvore sendo cortada e se tornar em 1, 2 ou 3 toras, o que ocorre com o desdobro até o possível carregamento para o consumo final”, explicou.

Os demais assuntos discutidos em pauta estavam as qualificações de mão de obra através da parceria com o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai), com o encerramento do curso de Serrador e a abertura de vagas para o curso de Alinhador, o qual será presencial em uma área de manejo.

Também foi apresentado o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) Mato Grosso que é oferecido às empresas de Mato Grosso por meio de uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo como entidade executora a Fundação UNISELVA. Este programa de qualificação auxilia as empresas a iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. A equipe da PEIEX de Sorriso fez a apresentação e vai auxiliar os empresários no processo de exportação.

O presidente do Sindusmad Wilson José Volkweis pontou que a participação dos diretores, associados e representantes das instituições como o CIPEM e a SEMA, demonstra a relevância das demandas e o compromisso com o setor. “O nosso objetivo é unir o setor e avançar nas demandas. A participação da SEMA é fundamental para orientar, explicar e esclarecer as dúvidas dos associados. O CIPEM também marcou presença, que é a instituição que cuida das nossas demandas em Cuiabá e em Brasília. Isso é muito importante e satisfatório para nossa diretoria, associados e segmento, o que demonstra que o Sindusmad está no caminho certo”, finalizou.

Fonte: Sindusmad