Conteúdos > Notícias

Cipem faz apresentação sobre Manejo Florestal Sustentável em Seminário Regional da Funai

Publicado em 23 de Agosto de 2021
A convite da Secretaria de Governo da Presidência da República e da Fundação Nacional do índio (FUNAI), o Cipem integrou o grupo de palestrantes durante o primeiro dia do Seminário Regional Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade – Centro Oeste, que contemplou dentre outros temas pertinentes à temática proposta, o Manejo Florestal Sustentável (MFS).

Os Seminários têm como objetivo promover o diálogo sobre as perspectivas, ferramentas e instrumentos para o etnodesenvolvimento, com foco na abordagem econômica e de sustentabilidade socioambiental entre os indígenas, o Governo Federal, Estados e a iniciativa privada. (Fonte: https://www.gov.br/secretariadegoverno/pt-br/seminario-povos-indigenas)

Na oportunidade, Claudinei Melo de Freitas, empresário, vice-presidente do Sindinorte e diretor do Cipem e do FNBF, apresentou desde os aspectos mais abrangentes da atividade, como conceito e importância ambiental e socioeconômica, aos de maior complexidade - com ênfase na legislação aplicável e em pontos relacionados ao macro e microplanejamento do Manejo Florestal.

O público, composto majoritariamente por lideranças indígenas, representantes de associações e cooperativas, demonstrou muito interesse ao longo da palestra, com perguntas e vários apontamentos pertinentes, “o que resultou sem dúvidas em um debate muito produtivo”, opinou Claudinei.

Além disso, o empresário declarou que a iniciativa da Funai, bem como o convite estendido ao Cipem é de significativo valor para todos, inclusive para o setor de base florestal, pois “permite disseminar informações sobre a atividade, sua importância, na desconstrução de estigmas e, ao mesmo tempo, contribuir com o avanço de estudos e projetos para o desenvolvimento do PMFS em Terras Indígenas, com o protagonismo indígenas nessa missão”.

Frise-se que a atividade madeireira ocorre nas áreas de Reserva Legal, sendo inteiramente sustentável, por renovar o ciclo natural da floresta, assegurando a conservação dos ecossistemas por meio da replicação dos mecanismos naturais de regeneração da vegetação. Em outras palavras, ao colher as árvores em ponto ideal de corte, haverá a abertura de uma clareira para as árvores mais jovens se desenvolverem, contribuindo também com o sequestro de gás carbônico (CO2) atmosférico.

Paralelamente, a ampliação das áreas de manejo florestal sustentável está em consonância com a política do Governo Federal pelo incentivo aos indígenas em adquirir autonomia por meio do desenvolvimento de atividades econômicas.

Sobre o evento

Com o objetivo central de promover o diálogo sobre economia e sustentabilidade socioambiental, o Seminário Regional Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade – Centro Oeste terá duração de três dias, com início em 17 de agosto e encerramento no dia 20, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

A programação da edição Centro-Oeste também contou com a presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro; a Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Correa da Costa; o presidente do Ministério de Estado do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite; o presidente da FUNAI, Marcelo Augusto Xavier, o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes; Representantes de produtores de base florestal e de atividades do agro, além da massiva presença de Lideranças Indígenas.

Até o final de 2021 deverão ser realizados outros Seminários Regionais, nas regiões Norte, Sul/Sudeste e Nordeste.

 

Texto por: Giovana Giraldelli