Conteúdos > Notícias

Cipem e demais entidades representam MATO GROSSO em Comissão de Estudo Especial de Manejo Florestal - ABNT em São Paulo

Publicado em 16 de Junho de 2016
O Grupo de Trabalho mato-grossense, criado para revisar as Normas da ABNT que estabelece os princípios, critérios e indicadores para o manejo florestal sustentável (nativas) no país, participou na última sexta-feira (18), da 2ª reunião/2016 da Comissão de Estudo Especial de Manejo Florestal - ABNT, em nível Nacional em São Paulo- SP.

O desafio do GT, que tem a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, como coordenadora e ainda o Centro de Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT), e a Associação Mato-grossense de Engenheiros Florestais como membros, é possibilitar a aplicação das Normas aos pequenos proprietários com áreas de manejo florestal.

Diante da demanda, a 2ª reunião do ano, da ABNT, promoveu reuniões da Comissão de Estudo com a mesma temática de São Paulo, de forma paralela nos Estados do Rio de Janeiro – RJ e em Brasília DF. Os locais foram definidos por conter representantes envolvidos com o assunto a ser normalizado em nível nacional, assim possibilitando as discutições e o estabelecimento por consenso das regras, diretrizes ou características para suas atividades.

Valdinei Bento dos Santos, diretor executivo do Cipem e representante da entidade na reunião, destacou a importância da participação de demais entidades na atualização do processo. “A ABNT, ressaltou que a participação nas reuniões de Comissões de Estudo é voluntária e aberta, sendo fundamental a adesão de outras partes interessadas neste processo. Dessa forma reforçamos o convite aos engenheiros e demais entidades”, reforçou.