Conteúdos > Notícias

CIPEM atualiza o Plano de Ação para enfrentamento da segunda onda da Pandemia do novo Coronavírus

Publicado em 21 de Janeiro de 2021
Apesar dos avanços com os testes das possíveis vacinas a serem disponibilizadas para combater a pandemia de Covid-19, o Brasil já está enfrentando a segunda onda de infecção, dado que se evidencia pelo aumento do número de casos e de mortes registradas nos últimos dias.

Em 2020, quando foram registrados os primeiros casos de contaminação em Mato Grosso, o Cipem elaborou um Plano de Ação que foi amplamente divulgado para os 44 municípios que compõem o setor de base florestal organizado, a fim de promover ações que visassem a preservação da saúde e do bem-estar dos colaboradores da cadeia produtiva da base florestal no estado e, consequentemente, de seus familiares e suas redes de relacionamento.

Foram realizadas várias ações voltadas ao gerenciamento dos riscos e dos impactos trazidos pela pandemia, por meio da elaboração e distribuição de comunicados, banners e informativos impressos com dicas e esclarecimentos sobre a prevenção da contaminação, bem como a distribuição de folders e vídeos informativos para auxiliar na detecção dos sintomas e orientar a respeito dos cuidados com o distanciamento social e higienização pessoal e de ambientes coletivos, que foram afixados em murais e áreas comuns de empresas. Além disso, também foram distribuídas mais de 40 mil máscaras de tecido que comportem até 20 lavagens e a distribuição de álcool 70%, para intensificar a proteção individual.

Nesse início de 2021, com o começo da segunda onda de contágio, 20 mil novas máscaras estão sendo novamente distribuídas, e todos os protocolos e orientações de prevenção estão sendo reforçados, sempre em acordo com as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Também está sendo reforçada a orientação aos gestores, para que mantenham a cobrança do uso de máscaras durante todo o tempo de permanência nas indústrias, da higienização frequente das mãos e de se evitar aglomerações nas áreas comuns  e na vida pessoal nos ambientes comunitários.

O presidente do Cipem reafirma o compromisso com a continuidade da atividade de forma sustentável do setor florestal, apoiando e/ou coordenando ações de natureza social.

“Não podemos descuidar, o cenário é extremamente preocupando não apenas no Brasil, mais no mundo todo e nossas ações refletem diretamente na estatística, todo cuidado é necessário para assegurar o bem estar global”.

Desse modo, o embasamento da atualização do Plano de Ação elaborado pelo Cipem tem como sustentáculo que a prevenção ainda é o melhor remédio.

Previna-se, use máscara e quando puder, fique em casa, lave constantemente as mãos e evite aglomerações!