Conteúdos > Notícias

Cipem apresenta Programa Florestal ao gestor da Sema

Publicado em 28 de Janeiro de 2014
 

Fonte: Silvana Bazani

Foi apresentado nesta segunda-feira (27.01) ao secretário estadual de Meio Ambiente, José Lacerda, o Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável de Mato Grosso (PDFS), coordenado pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso (Sicme). O documento foi entregue pelo diretor executivo do Cipem, Álvaro Leite, durante reunião na sede da Sema. Participaram do encontro o superintendente de Gestão do Cipem, Ramiro Azambuja e o técnico da Sicme, José Juarez Farias. A validação oficial do Plano acontece na próxima quinta-feira (30.01), das 8h às 12h, durante seminário na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).

Com o PDFS, o setor de base florestal terá as potencialidades locais e regionais avaliadas, assim como os fatores que interferem no desenvolvimento da cadeia produtiva, esclarece o diretor executivo do Cipem, Álvaro Leite. Dessa forma, será possível definir metas, ações e cronogramas de execução em parceria com o governo do Estado, especificamente com as secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema), Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Fazenda (Sefaz) e Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), além de entidades como a Associação dos Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta) e Federação da Agricultura e Pecuária (Famato) e Fiemt, complementa o técnico da Sicme, José Juarez Farias.

Superintendente de Gestão do Cipem, Ramiro Azambuja, enfatizou ao secretário a necessidade de criar um programa de incentivos para o setor, para atrair novos negócios e motivar aqueles já existentes. Em resposta, Lacerda assegurou que será firmado um termo de compromisso entre o Cipem e o governo. Ele entende que o estímulo às indústrias do setor de base florestal é uma forma de coibir o desmatamento. Por isso, o PDFS é extremamente importante para a área de preservação e conservação florestal no Estado, resume o secretário. “É um programa de sustentabilidade de floresta, a Sema prioriza os empresários que estão dentro da legalidade e o governador Silval Barbosa tem garantido todo o apoio à Secretaria”.

Conforme dados da Sema, há 2,3 milhões de hectares de florestas incluídos em áreas de manejo florestal sustentável em Mato Grosso. Em 2013, foi iniciado um processo de reestruturação da Secretaria, incluindo a implantação do Sistema de Atendimento Eletrônico ao Cidadão (Sema Virtual), a contratação de 135 técnicos e a elaboração de um novo Código Florestal para o Estado. “Já foram contratados 98 técnicos e até julho toda a legislação ambiental estará reformulada”.