Conteúdos > Notícias

Cipem apresenta estande em madeira nativa durante a 29ª CASACOR Brasília 2021

Publicado em 25 de Outubro de 2021
O Cipem marca presença, entre os dias 26 de outubro e 05 de dezembro na 29ª mostra CASACOR Brasília 2021 – um dos eventos mais relevantes para os segmentos da construção, arquitetura e design de interiores. A edição deste ano contará com convidados ilustres como representantes das principais embaixadas internacionais de interesse comercial do setor, além das autoridades ambientais – Sema/MT e Ibama.

De acordo com Rafael Mason, presidente do Cipem, a participação da entidade visa, sobretudo, “promover e realçar a excelência dos produtos florestais, com origem no manejo florestal sustentável do Estado de Mato Grosso, para o mercado externo”. Para isso, será exibido o WOOD OFFICE CIPEM, projeto estrutural em madeira nativa, com aproximadamente 50 m², desenvolvido e idealizado pelo arquiteto Roberto Lecomte e pela designer de interiores, Sheila Beatriz.

Com o foco na utilização da madeira nativa amazônica, buscou-se a criação de um espaço que reúne os conceitos de saúde, conforto e sustentabilidade ao ambiente de trabalho contemporâneo - o home office, sendo este, uma extensão da residência. De acordo com Lecomte, o projeto teve como inspiração a reinvenção do espaço de trabalho, aproximando-o cada vez mais das casas.

Faz-se válido destacar entre os atributos do projeto, a agilidade dos processos de montagem e desmontagem como fruto da utilização estratégica de peças pré-fabricadas em madeira. Outro ponto positivo trata-se da baixíssima produção residual, também resultante de um ótimo planejamento.

Soluções construtivas também foram exploradas em forma de vedações e o teto, por exemplo, ampliando dessa forma, a iluminação natural e maximizando a ventilação.

Para Mason, o espaço deverá impactar, pois é único em todas as suas propostas.

Os representantes dos Órgãos responsáveis pelo monitoramento e pela fiscalização da atividade florestal, Sema-MT e Ibama, serão convidados a explicar as atividades desenvolvidas, de modo a atestar a segurança e sustentabilidade da aquisição de produtos florestais do Estado de Mato Grosso.

O EVENTO

A 29ª edição da mostra será sediada em Brasília, na 904 Sul, local que já recebeu anteriormente, as edições de 2010 e 2011. As estruturas poderão ser visitadas de terça a sexta-feira, com horário de funcionamento das 15 às 22h, sendo requisitado agendamento prévio.

Para mais informações, acesse: https://casacor.abril.com.br/mostras/brasilia/

 

Texto por: Giovana Giraldelli