Conteúdos > Notícias

Cipem apresenta desafios e oportunidades do setor de base florestal mato-grossense em sessão técnica no 9º Congresso Florestal Brasileiro

Publicado em 18 de Julho de 2022
Voltado a engenheiros(as) florestais), empresários(as), diretores(as), gestores(as), pesquisadores(as) e profissionais do setor privado e de áreas relacionadas ao meio ambiente, a programação contou com 15 sessões técnicas, 5 painéis e 15 apresentações de trabalhos técnicos e científicos

Decorrido entre os dias 12 e 15 de julho, o Congresso Florestal Brasileiro (CFB) trouxe como proposta para sua 9ª edição resgatar a história das edições anteriores e demonstrar as inovações e atualizações científicas e tecnológicas relacionadas com as oportunidades e desafios do uso sustentável dos recursos naturais, a conservação das florestas brasileiras e o desenvolvimento social.
A fim de atender esta proposta, a estrutura do evento contou com diferentes categorias de exposições, como: sessões técnicas, painéis e apresentações de trabalhos técnicos e científicos.

O Cipem contribuiu com o evento adquirindo uma das cotas de patrocínio disponíveis, e seu presidente, Rafael Mason, que também é engenheiro florestal, afirma acreditar na valorização de eventos que tragam bons frutos ao setor de base florestal. “O Cipem sempre busca fomentar atividades que evidenciam a importância de produção de conhecimento científico para aperfeiçoar técnicas de produção alinhada à conservação da natureza”.

Representando o setor empresarial, Claudinei Freitas, diretor do Cipem e vice-presidente do Sindinorte enalteceu a importância do evento, destacando a relevância das pautas propostas. “Sem dúvidas, um evento necessário que trouxe temas indispensáveis ao setor florestal”, afirmou.

No âmbito das sessões técnicas, Bárbara Ibanez, Superintendente de desenvolvimento do CIPEM participou na modalidade de especialista da sessão dedicada ao debate em torno da economia de florestas nativas, realizada em 14 de julho.

Durante a exposição, a representante do Cipem abordou as principais oportunidades e os desafios relacionados ao desenvolvimento econômico do setor florestal mato-grossense, com ênfase na desmistificação da imagem do segmento como “antagonista” das florestas, quando na realidade consiste em um importante ator que promove equilíbrio entre produção e conservação e proporciona benefícios ambientais, econômicos e sociais.

De acordo com Bárbara Ibanez, para lidar com este desafio é preciso um trabalho árduo e contínuo, que demanda o apoio de todos, especialmente dos engenheiros florestais. “A participação em eventos como este também contribui com a causa, pois, é um evento de cunho técnico-científico, ou seja, um espaço que fomenta o debate, a pesquisa científica e a disseminação de informações com fontes confiáveis”, explicou.

A programação contou com 15 sessões técnicas, 5 painéis e 15 apresentações de trabalhos técnicos e científicos distribuídas ao longo dos quatro dias.

Realizado em formato híbrido, com estúdio de transmissão localizado em Brasília-DF, o 9º Congresso Florestal Brasileiro contou com o patrocínio do CIPEM e demais entidades que reconhecem e valorizam oportunidades de congregar profissionais, instituições e empresas que atuam no setor florestal e fomentam a troca de conhecimento bem como a tomada de decisões em prol do desenvolvimento sustentável.


Texto por: Giovana Giraldelli, da Assessoria