Conteúdos > Notícias

Cipem alerta para atenção com cargas para evitar apreensões

Publicado em 30 de Abril de 2015
 

Diante do problema instalado referente retenção de cargas no posto fiscal divisa MT/MS, o Superintendente Operacional do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Valdinei Bento, esteve no local entre os dias 23 e 24.04 e as informações obtidas foram de que a natureza da operação foi a fiscalização volante em todas as saídas do Estado; a duração será de tempo indeterminado (de acordo com os fiscais do Indea será constante e após a saída da equipe atual deverá vir outra e assim sucessivamente); as apreensões durante os dois primeiros dias de operação foram de seis cargas, sendo cinco por apresentar problemas de divergência de espécies e uma de quantidade (volumetria). De acordo com o escrivão do município de Itiquira, uma das cargas apreendidas pode ser da espécie Castanheira.

O superintendente alerta ainda que houve situação atípica na fiscalização, os motoristas foram presos por ordem de um Juiz de Rondonópolis (na ausência do Juiz da comarca de Itiquira). Contudo, é importante ressaltar que todas as seis cargas apreendidas até sexta feira 23.04 foram carregadas no Estado de Rondônia/RO.

Sendo assim, o Cipem solicita atenção redobrada nos procedimentos e conferência das cargas para evitar problemas e informa ainda, que a entidade está em contato com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para que, havendo a necessidade de questionar judicialmente o laudo de fiscalização, o segmento florestal possa apresentar novo laudo elaborado pela Universidade.

Portanto, os associados que tiverem certeza que o procedimento realizado está correto, mas que, ainda assim, o Indea apreenda a madeira, devem entrar em contato e apresentar cópia da documentação pertinente bem como parte (pedaço) da madeira questionada para análise.

O presidente do Cipem, Geraldo Bento, salienta que a entidade vai continuar a acompanhar o processo e novas informações serão transmitidas por e-mail e na reunião mensal do setor que ocorre no próximo dia 29, na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt).