Conteúdos > Notícias

Cipem acompanha discussões da aplicação do novo Código Florestal no Estado

Publicado em 18 de Dezembro de 2013
Fonte: Assessoria Cipem-MT

O diretor executivo do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Álvaro Leite, acompanhou na tarde desta quarta-feira (18.12), a reunião da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (AL), onde foi definido o cronograma de discussões em torno da aplicação do novo Código Florestal no Estado, adequação à nova legislação ambiental em tramitação na AL e reestruturação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente.

Sandro Andreani, presidente da Associação Mato-grossense de Engenheiros Florestais (Amef), definiu a reunião como proveitosa, porém, não satisfatória, levando em consideração que a aprovação do código deveria ser realizada ainda em 2013. “A associação vai participar ativamente da discussão para que a legislação ambiental seja aprovada até o inicio do mês de fevereiro”.

Quanto à contratação de novos funcionários, Andreani justifica que o governo foi pressionado pela categoria. “Esse é um pleito antigo da associação. Foi realizado um concurso, onde poucos aprovados foram chamados, fizemos pressão e o governo viu a necessidade de novos profissionais no órgão”.

Ficou definido que a partir de 06 de janeiro, uma comissão formada por deputados estaduais integrantes da Comissão de Meio Ambiente, Cipem, Amef, Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), manterá pauta de discussão em torno das reivindicações apresentadas pelos engenheiros florestais ao governo e analise do código adiantando o processo para quando os deputados retornarem do recesso.

Também participaram da reunião os deputados Dilmar Dal Bosco, Mauro Savi, Wagner Ramos e Ezequiel Fonseca, Secretário de Estado de Meio Ambiente, José Lacerda e representantes da Amef.

Com assessoria da AL-MT.